Aula sobre Formula De Bhaskara

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A fórmula de Bháskara é uma das ferramentas mais importantes da Matemática, utilizada para resolver equações de segundo grau. Ela é muito importante para diversas áreas, como a engenharia, a física e a arquitetura. Nesta aula, os alunos irão aprender a utilizar a fórmula de Bháskara para resolver problemas do cotidiano, como calcular a altura de um prédio ou a distância percorrida por um carro em um determinado tempo. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que irá estimular a criatividade e a empatia dos alunos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da fórmula de Bháskara. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas dúvidas.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem preencher o mapa com informações sobre uma pessoa que precisa resolver um problema utilizando a fórmula de Bháskara.

  3. Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e receber um problema para resolver utilizando a fórmula de Bháskara. Eles devem trabalhar em conjunto para encontrar a solução e apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos grupos, a turma deve discutir as diferentes soluções encontradas e os desafios enfrentados durante o processo.

  5. Etapa 5 - Exercícios individuais

    Os alunos devem resolver exercícios individuais para fixar o conteúdo e aplicar a fórmula de Bháskara em diferentes situações.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os alunos devem apresentar os resultados dos exercícios e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver os problemas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do conteúdo e incentive os alunos a continuar praticando a fórmula de Bháskara.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas utilizando a fórmula de Bháskara.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos através da metodologia Design Thinking.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de aplicar a fórmula de Bháskara em diferentes situações.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer perguntas que incentivem a reflexão e o debate.
  • Dar feedbacks construtivos e incentivar a melhoria contínua.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Buscar soluções criativas e eficientes para os problemas propostos.