Aula sobre Formula De Bhaskara

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A fórmula de Bháskara é uma das ferramentas mais importantes da Matemática, utilizada para resolver equações de segundo grau. Ela é muito importante para diversas áreas, como a engenharia, a física e a arquitetura. Nesta aula, os alunos irão aprender a utilizar a fórmula de Bháskara de uma forma diferente, através da metodologia ativa Gamificação. Eles irão criar um jogo de tabuleiro, com perguntas e ações relacionadas ao tema, para desenvolver suas habilidades em resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da fórmula de Bháskara. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Os alunos devem se dividir em grupos e criar um jogo de tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações relacionadas ao tema. Forneça algumas perguntas e ações para ajudar os alunos a desenvolver o jogo.

  3. Etapa 3 - Teste do jogo

    Os grupos devem testar os jogos criados pelos outros grupos e dar feedbacks sobre o que acharam do jogo.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas

    Os alunos devem jogar o jogo criado pelos outros grupos e responder as perguntas e realizar as ações relacionadas ao tema. Auxilie os alunos na resolução dos problemas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos devem se reunir e discutir sobre as dificuldades encontradas durante o jogo e como poderiam melhorar o jogo criado.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da fórmula de Bháskara.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Aplicar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Resolução correta dos problemas durante o jogo.
  • Feedback construtivo sobre os jogos criados pelos outros grupos.

Ações do professor

  • Explicar a importância da fórmula de Bháskara.
  • Auxiliar os alunos na criação do jogo.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema.
  • Resolver os problemas durante o jogo.
  • Dar feedback construtivo sobre os jogos criados pelos outros grupos.