Aula sobre Formula De Bhaskara

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A fórmula de Bháskara é uma das ferramentas mais importantes da matemática, especialmente quando se trata de equações polinomiais de segundo grau. Ela é usada para encontrar as raízes de uma equação quadrática, que é uma equação polinomial de segundo grau. A fórmula é amplamente utilizada em diversas áreas, como engenharia, física, finanças e até mesmo em jogos de azar. Nesta aula, os alunos aprenderão a aplicar a fórmula de Bháskara para resolver problemas do cotidiano e desenvolverão habilidades em resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é uma equação polinomial de segundo grau e como ela pode ser resolvida usando a fórmula de Bháskara. Apresente exemplos de problemas do cotidiano que podem ser resolvidos usando a fórmula.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Teoria

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo será responsável por estudar um aspecto da fórmula de Bháskara. Eles devem pesquisar e discutir sobre a origem da fórmula, como ela é aplicada e quais são as suas limitações. Forneça materiais de apoio para cada grupo.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Exemplos

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo receberá uma lista de problemas do cotidiano que podem ser resolvidos usando a fórmula de Bháskara. Eles devem trabalhar em conjunto para resolver os problemas e apresentar as soluções para a turma.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Tecnologia

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo será responsável por pesquisar e apresentar uma ferramenta tecnológica que possa ser usada para resolver equações polinomiais de segundo grau. Eles devem apresentar as vantagens e desvantagens de cada ferramenta e como ela pode ser usada na resolução de problemas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as soluções apresentadas nas estações e compartilhar suas descobertas. Incentive a discussão e esclareça quaisquer dúvidas que possam surgir.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos devem receber uma lista de problemas do cotidiano que podem ser resolvidos usando a fórmula de Bháskara. Eles devem trabalhar em conjunto para resolver os problemas e apresentar as soluções para a turma.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma revisão dos principais conceitos abordados na aula e incentive os alunos a aplicar o que aprenderam em situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades em resolução de problemas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a aplicação prática dos conceitos aprendidos.
  • Incentivar o uso de tecnologia na resolução de problemas.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e apresentação de soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Habilidade em resolver problemas usando a fórmula de Bháskara.
  • Capacidade de comunicação e apresentação de soluções.
  • Uso adequado de ferramentas tecnológicas.
  • Compreensão dos conceitos abordados na aula.

Ações do professor

  • Fornecer materiais de apoio para as atividades em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Esclarecer dúvidas e fornecer feedbacks construtivos.
  • Incentivar a aplicação prática dos conceitos aprendidos.
  • Promover a comunicação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Resolver problemas usando a fórmula de Bháskara.
  • Comunicar e apresentar soluções de forma clara e objetiva.
  • Utilizar ferramentas tecnológicas de forma adequada.
  • Demonstrar compreensão dos conceitos abordados na aula.