Aula sobre Formula De Bhaskara

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A fórmula de Bháskara é uma das ferramentas mais importantes da matemática, especialmente quando se trata de equações polinomiais de segundo grau. Ela é usada para encontrar as raízes de uma equação quadrática, que é uma equação polinomial de segundo grau. A fórmula é amplamente utilizada em diversas áreas, como engenharia, física, finanças e ciência da computação. Nesta aula, os alunos aprenderão a aplicar a fórmula de Bháskara para resolver problemas do cotidiano, como calcular a altura de um objeto em queda livre ou a distância percorrida por um carro em movimento.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é uma equação polinomial de segundo grau e como ela pode ser resolvida usando a fórmula de Bháskara. Use exemplos práticos para ilustrar a importância da fórmula no cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre a fórmula de Bháskara antes da aula. Indique um vídeo de sua preferência ou criar um próprio. O objetivo é que os alunos cheguem à aula já com um conhecimento prévio sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Eles devem usar esse template para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como a dinâmica funciona e como ela será usada na aula.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como a fórmula de Bháskara pode ser aplicada em situações do cotidiano. Os exemplos devem ser variados e interessantes para manter a atenção dos alunos.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Os alunos devem resolver problemas que envolvam a fórmula de Bháskara. Forneça problemas que sejam desafiadores e que exijam o uso da fórmula. Os alunos podem trabalhar em grupos para resolver os problemas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as soluções dos problemas e compartilhar suas estratégias de resolução. Incentive a participação de todos os alunos e esclareça dúvidas que possam surgir.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma revisão dos principais conceitos abordados na aula e reforce a importância da fórmula de Bháskara na resolução de problemas do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que possam ser representados por equações polinomiais de segundo grau.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na aula.
  • Promover a aprendizagem colaborativa e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em aplicar a fórmula de Bháskara para resolver problemas.
  • Participação ativa dos alunos na dinâmica dos 3 Qs e na discussão em grupo.
  • Criatividade e originalidade na resolução dos problemas propostos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conteúdo da aula.
  • Estimular a participação dos alunos e esclarecer dúvidas.
  • Fornecer exemplos práticos e desafiadores para manter a atenção dos alunos.
  • Incentivar a aprendizagem colaborativa e o trabalho em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre a fórmula de Bháskara antes da aula.
  • Participar ativamente da dinâmica dos 3 Qs e da discussão em grupo.
  • Resolver os problemas propostos e compartilhar suas estratégias de resolução.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Avaliar a atividade usando o template de Dinâmica dos 3 Qs.