Aula sobre Fosseis

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os fósseis são restos de seres vivos que viveram há milhões de anos. Eles são encontrados em rochas sedimentares e nos ajudam a entender como era a vida na Terra em diferentes períodos geológicos. Além disso, os fósseis são importantes para a paleontologia, que é o estudo dos seres vivos que habitaram a Terra há muito tempo. Nesta aula, os estudantes irão aprender a identificar diferentes tipos de rochas, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver suas habilidades em relação ao tema.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de fósseis e explique como eles são formados. Os alunos irão assistir a um vídeo sobre o assunto e realizarão uma discussão em grupo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Eles irão discutir em grupo como cada etapa pode ser aplicada no estudo dos fósseis e como podem trabalhar em conjunto para desenvolver o tema.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher um período geológico e um tipo de fóssil para estudar. Eles irão pesquisar sobre o tema e criar um mapa conceitual para organizar as informações.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um modelo de fóssil utilizando materiais recicláveis, como argila e papel machê. Eles irão compartilhar seus modelos com a turma e explicar como o modelo foi criado e as características do fóssil.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus trabalhos para a turma e realizarão uma discussão em grupo sobre o que aprenderam e como a metodologia ativa Design Sprint ajudou a desenvolver suas habilidades em relação ao tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações
  • Desenvolver habilidades para trabalhar em grupo
  • Desenvolver habilidades de criatividade e inovação
  • Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo
  • Organização e clareza do mapa conceitual
  • Criatividade e originalidade na criação do modelo de fóssil
  • Apresentação clara e objetiva do trabalho desenvolvido
  • Demonstração de compreensão do tema e das habilidades desenvolvidas

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de fósseis e explicar como eles são formados
  • Orientar os alunos na criação do template de Design Sprint e como aplicá-lo no estudo dos fósseis
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e organização de informações
  • Estimular a criatividade e inovação na criação dos modelos de fósseis
  • Realizar uma discussão em grupo sobre o que foi aprendido e como a metodologia ativa Design Sprint ajudou a desenvolver as habilidades dos alunos

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo
  • Pesquisar e organizar informações sobre o período geológico e o tipo de fóssil escolhido
  • Criar um mapa conceitual para organizar as informações
  • Criar um modelo de fóssil utilizando materiais recicláveis
  • Apresentar seu trabalho para a turma e participar da discussão em grupo sobre o que foi aprendido.