Aula sobre Fosseis

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Fósseis são restos de seres vivos que viveram há milhares ou milhões de anos atrás e que foram preservados em rochas sedimentares. Eles são importantes para entendermos a história da vida na Terra, como ela evoluiu e se modificou ao longo do tempo. Além disso, a descoberta de fósseis pode nos ajudar a entender como eram as condições ambientais em que esses seres viviam. Nesta aula, vamos usar a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos. Vamos trabalhar em grupos, realizar pesquisas, entrevistas com pessoas reais e comparar dados para chegar a soluções para disseminar a informação sobre fósseis e sua importância.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Fósseis", explicando o que são, como são formados e sua importância para a ciência. Use exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um tema relacionado a fósseis para trabalhar durante a atividade.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deve identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Por exemplo, a falta de informação sobre fósseis na comunidade local.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos devem realizar pesquisas, entrevistas com pessoas reais e coletar dados para entender melhor o problema identificado. Eles podem usar recursos digitais, como sites de pesquisa e redes sociais, para coletar informações.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os grupos devem analisar o contexto do problema identificado. Eles devem discutir o que causa o problema e se é possível evitar. Além disso, devem pensar em como disseminar a informação sobre fósseis para a comunidade.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais sobre o tema. Isso ajudará a entender melhor o problema e a encontrar soluções mais assertivas.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Com base na análise do contexto e na comparação de dados, os grupos devem apresentar soluções para disseminar a informação sobre fósseis. Eles podem criar infográficos para serem distribuídos na comunidade ou criar campanhas de conscientização sobre a importância dos fósseis para a ciência.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos
  • Incentivar a criatividade e o pensamento crítico
  • Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação de ideias
  • Estimular a curiosidade e o interesse pela ciência

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade
  • Qualidade das pesquisas e análises de dados realizadas pelos grupos
  • Criatividade e originalidade das soluções apresentadas pelos grupos
  • Coerência e clareza na apresentação das soluções
  • Trabalho em grupo e colaboração entre os alunos

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia a ser utilizada
  • Orientar os alunos na escolha dos temas e na identificação de problemas
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e oferecer ajuda quando necessário
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade e colaborar com o grupo
  • Realizar pesquisas e análises de dados com qualidade
  • Apresentar soluções criativas e originais para disseminar a informação sobre fósseis
  • Comunicar as ideias de forma clara e coerente
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas