Aula sobre Fosseis

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os fósseis são restos de seres vivos que viveram há milhares ou milhões de anos e que foram preservados nas rochas. Eles nos permitem entender como era a vida na Terra em épocas passadas e como ela evoluiu ao longo do tempo. Nesta aula, vamos aprender sobre diferentes tipos de rochas e como eles se relacionam com a formação de fósseis em diferentes períodos geológicos. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo critérios de desempenho para cada etapa do debate.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre fósseis e como eles são formados. Em seguida, faça uma breve apresentação sobre o tema, utilizando imagens e exemplos para ilustrar como os fósseis são encontrados nas rochas.

  2. Etapa 2 - Divisão dos Grupos

    Divida a turma em em quatro grupos: júri, defesa, acusação e júri popular.Os alunos deverão pesquisar sobre um tema relacionado aos fósseis e rochas sedimentares.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos terão 30 minutos para pesquisar e estudar sobre o tema atribuído a seu grupo. Forneça materiais de pesquisa, como livros, textos e vídeos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos terão a oportunidade de apresentar seus temas em um debate, utilizando o modelo de debate crítico. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seus argumentos e 3 minutos para responder às perguntas do grupo oponente. O debate será mediado pelo professor, que também fará perguntas para incentivar a discussão.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo critérios de desempenho para cada etapa do debate. Eles utilizarão esse template para avaliar o desempenho de cada grupo no debate.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o debate e a importância dos fósseis para o estudo da história da vida na Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e debate.
  • Ampliar o conhecimento sobre fósseis e rochas sedimentares.
  • Desenvolver habilidades de avaliação e crítica.

Critérios de avaliação

  • Qualidade e clareza dos argumentos apresentados.
  • Coerência e consistência das informações apresentadas.
  • Habilidade em responder às perguntas do grupo oponente.
  • Participação ativa de todos os membros do grupo.
  • Utilização correta do modelo de debate crítico.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia do Modelo de Debate Crítico.
  • Dividir os grupos e fornecer materiais de pesquisa.
  • Mediar o debate e fazer perguntas para incentivar a discussão.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Fazer uma conclusão sobre o debate.

Ações do aluno

  • Pesquisar e estudar sobre o tema atribuído a seu grupo.
  • Participar ativamente do debate e apresentar argumentos claros e coerentes.
  • Fazer perguntas ao grupo oponente.
  • Avaliar o desempenho dos grupos utilizando o template de avaliação por rúbrica.
  • Participar da conclusão da aula.