Aula sobre Fosseis

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os fósseis são restos de seres vivos ou evidências de sua existência que foram preservados em rochas. Eles são importantes para a compreensão da história da vida na Terra e para a compreensão da evolução das espécies. Nesta aula, os alunos irão explorar diferentes tipos de rochas e aprender como os fósseis são formados. Eles também irão relacionar a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos criarão diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema, explicando o que são fósseis e sua importância para a compreensão da história da vida na Terra. Apresente os objetivos da aula e explique como a metodologia de Rotação por estações será utilizada.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Identificando diferentes tipos de rochas

    Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação, onde irão aprender como identificar diferentes tipos de rochas (ígneas, sedimentares e metamórficas). Eles irão observar amostras de rochas e responder a perguntas sobre suas características.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Formação de fósseis

    Na segunda estação, os alunos irão aprender como os fósseis são formados e como eles são preservados em rochas sedimentares. Eles irão observar exemplos de fósseis e responder a perguntas sobre sua formação.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Períodos geológicos

    Na terceira estação, os alunos irão aprender sobre os diferentes períodos geológicos e como os fósseis são usados para determinar a idade das rochas. Eles irão observar exemplos de fósseis de diferentes períodos geológicos e responder a perguntas sobre sua idade.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos novamente e discutir o que aprenderam em cada estação. Eles irão compartilhar suas descobertas e responder a perguntas sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula, resumindo os principais pontos e reforçando a importância dos fósseis para a compreensão da história da vida na Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de observação e análise de rochas e fósseis.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela história da vida na Terra.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos diferentes tipos de rochas.
  • Compreensão da formação de fósseis e sua relação com as rochas sedimentares.
  • Identificação correta dos diferentes períodos geológicos.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Habilidade de comunicação e compartilhamento de ideias com os colegas.

Ações do professor

  • Introduzir e explicar o tema da aula.
  • Organizar as estações e orientar os alunos durante as atividades.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Concluir a aula, resumindo os principais pontos e reforçando a importância dos fósseis.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Compartilhar ideias e opiniões com os colegas.
  • Observar e analisar amostras de rochas e fósseis.
  • Responder corretamente às perguntas sobre o tema.
  • Demonstrar habilidades de comunicação e colaboração.