Aula sobre Fosseis
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram em épocas passadas e que foram preservados em rochas sedimentares. Eles são importantes para entendermos a história da vida na Terra e como ela se desenvolveu ao longo dos anos. A metodologia utilizada nesta aula será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos estudarão o tema em casa e, em sala de aula, criarão um mapa conceitual para aprofundar seus conhecimentos e compartilhar com os colegas.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a importância dos fósseis para a compreensão da história da vida na Terra. Mostre imagens e exemplos de fósseis encontrados em diferentes lugares do mundo.Etapa 2 - Estudo em casa
Os alunos deverão estudar em casa sobre os tipos de rochas sedimentares e como os fósseis são formados. Recomenda-se a utilização de recursos digitais como vídeos e textos para auxiliar no estudo.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Em sala de aula, os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema. O mapa deve conter uma ideia central ("Fósseis") e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem usar cores, imagens e símbolos para tornar o mapa mais visual e compreensível.Exemplos de sub-ideias: tipos de fósseis, curiosidades, como se formam, etc.
Etapa 4 - Compartilhamento dos mapas
Os alunos compartilharão seus mapas com os colegas, explicando as ideias centrais e sub-ideias que escolheram e como elas se relacionam com o tema. Faça questionamentos para ajudar os alunos a aprofundar seus conhecimentos.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de fósseis encontrados em diferentes lugares do mundo e como eles ajudaram a entender a história da vida na Terra.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo sobre como os fósseis podem ajudar a entender a história da vida na Terra e a importância da preservação desses vestígios.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a importância dos fósseis e como eles podem ser utilizados para entender a história da vida na Terra.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar diferentes tipos de rocha.
- Relacionar a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos tipos de rochas sedimentares.
- Identificação das sub-ideias relacionadas ao tema.
- Coerência e clareza na criação do mapa conceitual.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Compreensão da importância dos fósseis para a compreensão da história da vida na Terra.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos de fósseis.
- Estimular a criação do mapa conceitual pelos alunos.
- Fazer questionamentos para ajudar os alunos a aprofundar seus conhecimentos.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Fazer uma conclusão sobre a importância dos fósseis.
Ações do aluno
- Estudar em casa sobre o tema.
- Criar um mapa conceitual com a ideia central e as sub-ideias.
- Compartilhar seus mapas com os colegas.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Compreender a importância dos fósseis para a compreensão da história da vida na Terra.