Aula sobre Fosseis

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram em épocas passadas e que foram preservados em rochas sedimentares. Eles são importantes para entendermos a história da vida na Terra e como ela se desenvolveu ao longo dos anos. A metodologia utilizada nesta aula será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos estudarão o tema em casa e, em sala de aula, criarão um mapa conceitual para aprofundar seus conhecimentos e compartilhar com os colegas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância dos fósseis para a compreensão da história da vida na Terra. Mostre imagens e exemplos de fósseis encontrados em diferentes lugares do mundo.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Os alunos deverão estudar em casa sobre os tipos de rochas sedimentares e como os fósseis são formados. Recomenda-se a utilização de recursos digitais como vídeos e textos para auxiliar no estudo.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Em sala de aula, os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema. O mapa deve conter uma ideia central ("Fósseis") e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem usar cores, imagens e símbolos para tornar o mapa mais visual e compreensível.

    Exemplos de sub-ideias: tipos de fósseis, curiosidades, como se formam, etc.


  4. Etapa 4 - Compartilhamento dos mapas

    Os alunos compartilharão seus mapas com os colegas, explicando as ideias centrais e sub-ideias que escolheram e como elas se relacionam com o tema. Faça questionamentos para ajudar os alunos a aprofundar seus conhecimentos.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de fósseis encontrados em diferentes lugares do mundo e como eles ajudaram a entender a história da vida na Terra.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre como os fósseis podem ajudar a entender a história da vida na Terra e a importância da preservação desses vestígios.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância dos fósseis e como eles podem ser utilizados para entender a história da vida na Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar diferentes tipos de rocha.
  • Relacionar a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos tipos de rochas sedimentares.
  • Identificação das sub-ideias relacionadas ao tema.
  • Coerência e clareza na criação do mapa conceitual.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Compreensão da importância dos fósseis para a compreensão da história da vida na Terra.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de fósseis.
  • Estimular a criação do mapa conceitual pelos alunos.
  • Fazer questionamentos para ajudar os alunos a aprofundar seus conhecimentos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre a importância dos fósseis.

Ações do aluno

  • Estudar em casa sobre o tema.
  • Criar um mapa conceitual com a ideia central e as sub-ideias.
  • Compartilhar seus mapas com os colegas.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Compreender a importância dos fósseis para a compreensão da história da vida na Terra.