Aula sobre Fotorreportagem

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A fotorreportagem é uma forma de contar uma história por meio de imagens e texto jornalístico. Com ela, é possível explorar diferentes ângulos de um assunto e criar uma narrativa visual que pode ser muito impactante. Os alunos provavelmente já estão acostumados a ler notícias e ver fotos em jornais, revistas e sites, mas talvez ainda não tenham se dado conta da importância das fotorreportagens e de como elas podem ser poderosas no jornalismo. Nesta aula, os estudantes irão aprender a explorar o espaço reservado ao leitor em jornais, revistas e sites, destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges e outros assuntos e temas em foco. A metodologia adotada será o _Ensino_ _h__íbrido_, que combina atividades on-line e offline para criar uma experiência de aprendizado mais dinâmica e participativa para os alunos.

  1. Etapa 1 - Criação do template

    Oriente os alunos na criação de um template de registro de aprendizagem para a aula de fotorreportagem, com campos para check-in e check-out. O template deve incluir seções para a análise das fotorreportagens, para a criação de uma fotorreportagem própria e para a reflexão final sobre o que foi aprendido.

  2. Etapa 2 - Check-in

    Apresente o tema da aula e peça que os alunos compartilhem o que já sabem sobre fotorreportagem. Em seguida, explique o que é uma fotorreportagem e como ela pode ser usada no jornalismo. Os alunos devem escrever suas impressões no campo de check\-in do template de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Pesquisa on-line

    Peça que os alunos façam uma pesquisa on-line em pequenos grupos para encontrar exemplos de fotorreportagens em jornais, revistas e sites. Eles deverão escolher uma fotorreportagem que gostem e analisá-la, respondendo a perguntas como: Qual é a história contada pela fotorreportagem? Como as imagens e o texto se complementam? Qual é o impacto da fotorreportagem?

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar suas fotorreportagens escolhidas para a turma e discutir as características de cada uma. Guie a discussão, incentivando os alunos a analisarem como as imagens e o texto funcionam juntos para contar a história.

  5. Etapa 5 - Criação da fotorreportagem

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar sua própria fotorreportagem, escolhendo um tema e usando imagens e texto para contar a história. Ofereça orientação e feedback durante o processo.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Incentive os alunos a usar o template de registro de aprendizagem para refletir sobre o que aprenderam na aula e compartilhar suas fotorreportagens com a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de fotorreportagens.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de uma fotorreportagem própria.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e colaboração.
  • Promover a reflexão sobre a importância da ética e do respeito na produção e consumo de notícias e fotorreportagens.
  • Desenvolver habilidades tecnológicas e de pesquisa online.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da aula.
  • Qualidade da análise das fotorreportagens encontradas na pesquisa.
  • Qualidade da fotorreportagem criada pelo grupo.
  • Uso adequado do template de registro de aprendizagem.
  • Reflexão final sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Guiar a discussão em grupo sobre as fotorreportagens encontradas na pesquisa.
  • Oferecer feedback aos grupos durante a criação da fotorreportagem.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos ao longo da aula.
  • Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Promover a reflexão final sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa online em grupo.
  • Analisar a fotorreportagem escolhida pelo grupo.
  • Trabalhar em grupo na criação de uma fotorreportagem própria.
  • Usar adequadamente o template de registro de aprendizagem.
  • Refletir sobre o aprendido na aula.