Aula sobre Fotorreportagem

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A fotorreportagem é uma forma de jornalismo que utiliza imagens e textos para contar uma história. É comum encontrarmos fotorreportagens em jornais, revistas e sites de notícias. Com a popularização das redes sociais, essa técnica também pode ser aplicada em perfis de Instagram e Facebook, por exemplo. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa _Estudo de_ _c__aso_ para que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, análise e produção de fotorreportagens. Para isso, cada grupo de alunos deverá escolher um tema, identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Ao final, os alunos deverão criar um infográfico para divulgar a sua fotorreportagem.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da fotorreportagem e contextualize a metodologia _Estudo de_ _c__aso_. Divida os alunos em grupos e peça que escolham um tema a ser trabalhado. Estimule a criatividade e a originalidade dos alunos.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e justificar a sua escolha. Oriente os alunos a serem objetivos e claros na definição do problema.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos deverão realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações sobre o problema identificado. Oriente os alunos a buscarem fontes confiáveis e a organizarem as informações coletadas.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com as informações coletadas, os alunos deverão analisar o contexto em que o problema ocorre. Oriente os alunos a identificarem as causas e consequências do problema e a considerarem possíveis soluções.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos deverão comparar as informações coletadas em pesquisas e entrevistas com dados oficiais e outras fontes confiáveis. Oriente os alunos a identificarem divergências e semelhanças entre as informações.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Com base na análise do contexto e na comparação de informações, cada grupo deverá propor soluções para o problema identificado. Oriente os alunos a serem criativos e a considerarem a viabilidade das soluções propostas.

  7. Etapa 7 - Criação do infográfico

    Cada grupo deverá criar um infográfico que apresente a fotorreportagem produzida. Oriente os alunos a utilizarem imagens e textos de forma clara e objetiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento de habilidades de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos.
  • Desenvolvimento de habilidades de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema escolhido.
  • Coleta e análise de informações relevantes.
  • Proposta de soluções criativas e viáveis.
  • Utilização adequada do infográfico.
  • Participação ativa e colaborativa do grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na definição do problema.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos.
  • Orientar os alunos na coleta e análise de informações.
  • Incentivar a participação ativa e colaborativa dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma objetiva e justa.

Ações do aluno

  • Escolher um tema e identificar um problema.
  • Coletar e analisar informações relevantes.
  • Propor soluções criativas e viáveis.
  • Utilizar o infográfico de forma clara e objetiva.
  • Participar ativa e colaborativamente do grupo.