Aula sobre Fotorreportagem

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A fotorreportagem é um gênero jornalístico que mescla a imagem e o texto em uma única peça informativa. Ela pode ser encontrada em jornais, revistas, sites de notícias e até mesmo nas redes sociais. É uma ferramenta importante para a comunicação de fatos e acontecimentos, pois permite que o leitor tenha acesso a informações de maneira mais clara e objetiva. Nesta aula, os alunos serão apresentados ao conceito de fotorreportagem e aprenderão a produzir uma peça jornalística deste tipo utilizando as técnicas aprendidas em sala de aula.

  1. Etapa 1 - Apresentação do conceito

    Introduza o conceito de fotorreportagem, apresentando exemplos de peças jornalísticas deste tipo e explicando como ela é construída. Para isso, utilize imagens de jornais e revistas, ou mesmo projete em tela as fotorreportagens que serão trabalhadas ao longo da aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os alunos em três grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1: Pesquisa sobre o tema

    Os alunos desta estação deverão pesquisar sobre um tema específico e produzir uma fotorreportagem que aborde esse assunto. Sugira alguns temas, como meio ambiente, saúde, educação, cultura, entre outros.

    Estação 2: Produção de entrevista

    Os alunos desta estação deverão produzir uma entrevista em formato de fotorreportagem com alguma personalidade ou especialista em um determinado assunto. Sugira nomes de personalidades ou especialistas que possam ser entrevistados, ou mesmo deixe que os alunos escolham quem querem entrevistar.

    Estação 3: Produção de uma notícia

    Os alunos desta estação deverão produzir uma notícia em formato de fotorreportagem sobre algum acontecimento atual ou que tenha ocorrido recentemente. Sugira alguns acontecimentos, como uma feira de ciências, uma manifestação popular, um evento cultural, entre outros.


  3. Etapa 3 - Rotatividade

    Após a atividade de cada estação, os grupos deverão trocar e começar a trabalhar na atividade da próxima estação.

  4. Etapa 4 - Edição das fotorreportagens

    Os alunos deverão editar as fotorreportagens produzidas em cada estação, utilizando as técnicas aprendidas em sala de aula e adicionando texto e imagens que complementem a informação.

  5. Etapa 5 - Apresentação das fotorreportagens

    Cada grupo deverá apresentar a fotorreportagem produzida para a classe, explicando as escolhas feitas na produção e as técnicas utilizadas.

  6. Etapa 6 - Discussão e reflexão

    Conduza uma discussão com os alunos sobre o processo de produção das fotorreportagens e a importância deste gênero jornalístico na comunicação de fatos e acontecimentos.

  7. Etapa 7 - Publicação das fotorreportagens

    As fotorreportagens produzidas pelos alunos poderão ser publicadas em um mural na escola ou em um blog criado especialmente para esta atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e produção de conteúdo jornalístico.
  • Estimular a criatividade e a inovação na produção de fotorreportagens.
  • Fomentar a reflexão sobre a importância do jornalismo na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na produção da fotorreportagem.
  • Coerência entre imagem e texto.
  • Adequação ao tema proposto.
  • Utilização correta das técnicas aprendidas em sala de aula.
  • Criatividade e originalidade na produção da fotorreportagem.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de fotorreportagem e suas características.
  • Dividir a turma em grupos e explicar as atividades de cada estação.
  • Orientar os alunos durante a produção das fotorreportagens.
  • Conduzir a discussão após as apresentações das fotorreportagens.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema proposto.
  • Produzir uma fotorreportagem utilizando as técnicas aprendidas em sala de aula.
  • Apresentar a fotorreportagem produzida para a classe.
  • Participar da discussão após as apresentações das fotorreportagens.
  • Publicar a fotorreportagem em um mural ou blog criado para esta atividade.