Aula sobre Fotorreportagem
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A fotorreportagem é uma técnica jornalística que combina texto e imagem para contar uma história ou transmitir uma mensagem. É uma ferramenta poderosa de comunicação que pode ser encontrada em jornais, revistas, sites noticiosos e outras mídias. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a fotorreportagem e como ela pode ser usada para transmitir informações importantes. Eles também criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. A metodologia usada será a _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual o aluno é o centro do processo de aprendizagem e o professor é o facilitador.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando que a fotorreportagem é uma técnica jornalística que combina texto e imagem para contar uma história ou transmitir uma mensagem. Apresente exemplos de fotorreportagens para os estudantes e explique como a técnica é usada em diferentes mídias.Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique o que é a Dinâmica dos 3 Qs e como ela será usada para avaliar a atividade. Em seguida, riente os alunos na criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos _Que bom_, _Que pena_, _Que tal_.Etapa 3 - Pesquisa
Peça que os alunos pesquisem exemplos de fotorreportagens em diferentes mídias e escolham um que gostariam de analisar e discutir em sala de aula.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos discutem em grupos sobre o exemplo de fotorreportagem que escolheram, usando o template de Dinâmica dos 3 Qs para guiar a discussão. Oriente e facilite a discussão, incentivando a participação de todos.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo apresenta a fotorreportagem que escolheu e compartilha a discussão que teve com o restante da turma.Etapa 6 - Avaliação
Peça aos alunos que utilizem o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas avaliações.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os principais pontos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem explorando a técnica da fotorreportagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de fotorreportagens.
- Estimular a criatividade e a capacidade de análise e síntese dos alunos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade da análise e discussão da fotorreportagem escolhida.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
Ações do professor
- Facilitar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos.
- Orientar os alunos na pesquisa e seleção de exemplos de fotorreportagens.
- Incentivar a criatividade e a capacidade de análise e síntese dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e selecionar exemplos de fotorreportagens.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.