Aula sobre Fracao De Um Inteiro

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando que as frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar com a fração de um inteiro, que representa a divisão de um objeto em partes iguais. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios dos personagens envolvidos no tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Fração de um inteiro" e explique como ela é representada matematicamente. Em seguida, contextualize o tema com exemplos práticos do cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza frações de um inteiro em sua rotina e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos de 3 a 5 alunos para discutir os mapas de empatia criados e identificar as principais necessidades e desafios dos personagens em relação ao uso de frações de um inteiro.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como as frações de um inteiro podem ser utilizadas em situações cotidianas, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Os alunos irão resolver problemas envolvendo frações de um inteiro, utilizando a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Com os grupos iniciais, os estudantes devem discutir as soluções encontradas e compartilhar suas estratégias.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e destacando a importância das frações de um inteiro no cotidiano. Colete feedback dos alunos sobre como a metodologia os ajudou a entender o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar frações de um inteiro na resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Contextualizar o tema com exemplos práticos do cotidiano dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em utilizar frações de um inteiro na resolução de problemas.
  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
  • Compreensão dos conceitos apresentados durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Utilizar exemplos práticos para contextualizar o tema.
  • Orientar os alunos na resolução de problemas.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia com informações relevantes sobre um personagem que utiliza frações de um inteiro em sua rotina.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Resolver problemas envolvendo frações de um inteiro.
  • Compartilhar suas estratégias com os colegas.
  • Demonstrar compreensão dos conceitos apresentados durante a aula.