Aula sobre Fracao De Um Inteiro

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula citando que frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a fração de um inteiro, que é quando dividimos um número inteiro em partes iguais. Por exemplo, se dividirmos uma pizza em 8 pedaços iguais, cada pedaço representa 1/8 da pizza.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que já sabem sobre frações e como elas podem ser aplicadas no cotidiano. Faça perguntas como: "O que é uma fração?", "Em que situações você já utilizou frações?", "Qual a relação entre frações e divisão?".

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente exemplos práticos de frações de um inteiro, como dividir uma barra de chocolate em partes iguais e calcular a fração correspondente a cada parte. Em seguida, explique como a fração 2/3 pode ser utilizada para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.

  3. Etapa 3 - Exercícios em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma atividade para resolver em conjunto. O objetivo é que eles apliquem o conceito de fração de um inteiro e a relação entre fração e razão. Utilize exemplos práticos, como dividir uma pizza em partes iguais e calcular a fração correspondente a cada pedaço.

  4. Etapa 4 - Correção dos exercícios

    Corrija os exercícios em conjunto com a turma, explicando as estratégias utilizadas pelos grupos e tirando dúvidas. Incentive a participação de todos, para enriquecer o aprendizado. Aproveite o momento para apresentar exemplos práticos e didáticos sobre fração de um inteiro.

  5. Etapa 5 - ‘Check-out’

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações do cotidiano. Faça perguntas como: "O que você aprendeu sobre frações de um inteiro?", "Como você pode utilizar esse conhecimento em situações do cotidiano?".

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como calcular a fração correspondente a uma parte de um objeto ou situação do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar frações para expressar a razão entre duas partes de uma grandeza.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre a aplicação das frações no cotidiano.
  • Promover a interação e o trabalho em grupo dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em aplicar o conceito de fração de um inteiro.
  • Participação e colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Reflexão dos alunos sobre a aplicação das frações no cotidiano.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Fazer perguntas reflexivas para estimular a reflexão dos alunos sobre a aplicação das frações no cotidiano.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.
  • Refletir sobre a aplicação das frações no cotidiano.