Aula sobre Fracao De Um Inteiro
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Inicie a aula citando que frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Fale que,nesta aula, os alunos irão trabalhar com a fração de um inteiro, que representa uma parte de um todo. A atividade final será a criação de infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade, com o objetivo de disseminar informações sobre o assunto.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Fração de um inteiro" e explique como ela é utilizada em situações cotidianas. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o conceito.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo deverá escolher um tema relacionado à fração de um inteiro para trabalhar.Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e definir a temática da pesquisa. Ajude-os na escolha do tema.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado.Etapa 5 - Análise do contexto
Os grupos deverão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema, bem como possíveis soluções. Forneça papel, caneta, lápis e outros materiais para esse momento.Etapa 6 - Comparação
Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e apresentar as conclusões. Circule pela sala tirando possíveis dúvidas deste momento.Etapa 7 - Soluções
Cada grupo deverá apresentar uma solução para o problema identificado e criar um infográfico com informações relevantes sobre o tema. Incentive a participação de todos para fazerem perguntas e considerações sobre os trabalhos dos colegas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a fração de um inteiro para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica de dados.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e apresentar soluções para problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade.
- Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos grupos.
- Coerência e clareza na apresentação das conclusões e soluções.
- Criatividade e qualidade dos infográficos produzidos pelos grupos.
- Habilidade dos alunos em utilizar a fração de um inteiro para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar como ele é utilizado no cotidiano.
- Orientar os grupos na identificação do problema e na definição da temática da pesquisa.
- Auxiliar os grupos na análise dos dados coletados e na apresentação das conclusões e soluções.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na atividade.
- Estimular a criatividade e a qualidade dos infográficos produzidos pelos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade.
- Realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado.
- Analisar os dados coletados e identificar as causas do problema, bem como possíveis soluções.
- Apresentar as conclusões e soluções de forma clara e coerente.
- Criar um infográfico com informações relevantes sobre o tema.