Aula sobre Fracao De Um Inteiro

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula citando que frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Fale que,nesta aula, os alunos irão trabalhar com a fração de um inteiro, que representa uma parte de um todo. A atividade final será a criação de infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade, com o objetivo de disseminar informações sobre o assunto.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Fração de um inteiro" e explique como ela é utilizada em situações cotidianas. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o conceito.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo deverá escolher um tema relacionado à fração de um inteiro para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e definir a temática da pesquisa. Ajude-os na escolha do tema.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos deverão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema, bem como possíveis soluções. Forneça papel, caneta, lápis e outros materiais para esse momento.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e apresentar as conclusões. Circule pela sala tirando possíveis dúvidas deste momento.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Cada grupo deverá apresentar uma solução para o problema identificado e criar um infográfico com informações relevantes sobre o tema. Incentive a participação de todos para fazerem perguntas e considerações sobre os trabalhos dos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a fração de um inteiro para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de dados.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e apresentar soluções para problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos grupos.
  • Coerência e clareza na apresentação das conclusões e soluções.
  • Criatividade e qualidade dos infográficos produzidos pelos grupos.
  • Habilidade dos alunos em utilizar a fração de um inteiro para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como ele é utilizado no cotidiano.
  • Orientar os grupos na identificação do problema e na definição da temática da pesquisa.
  • Auxiliar os grupos na análise dos dados coletados e na apresentação das conclusões e soluções.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na atividade.
  • Estimular a criatividade e a qualidade dos infográficos produzidos pelos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado.
  • Analisar os dados coletados e identificar as causas do problema, bem como possíveis soluções.
  • Apresentar as conclusões e soluções de forma clara e coerente.
  • Criar um infográfico com informações relevantes sobre o tema.