Aula sobre Fracao De Um Inteiro

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula citando que as frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Cite que, nesta aula, os alunos irão trabalhar com a fração de um inteiro, que representa a divisão de um número inteiro em partes iguais. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a fração como uma forma de expressar a razão entre duas partes de uma grandeza.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique o que é uma fração de um inteiro. Mostre exemplos práticos para que os alunos possam compreender a importância do tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos e peça para eles criarem o mapa de registro do jogo, seguindo os campos: ‘Nome do Jogo’, ‘Objetivo do Jogo’, ‘Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor final’ e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’. Auxilie os alunos na criação do mapa de registro.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do Jogo

    Os grupos irão desenvolver o jogo utilizando apenas recursos ofertados pelo professor como cartolina, canetas coloridas, dados, entre outros. O objetivo é que os alunos possam aplicar os conceitos de fração de um inteiro de forma lúdica e divertida.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma, explicando como funciona e como a fração é utilizada no jogo. Os demais alunos poderão jogar e avaliar o jogo.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Após a apresentação dos jogos, será realizada uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas experiências e opiniões sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Feedback e avaliação

    Dê um feedback aos alunos sobre os jogos construídos e avalie a participação dos alunos na atividade, considerando os critérios estabelecidos previamente. Conclua a aula reforçando a importância da fração de um inteiro e como ela pode ser utilizada em diversas situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a fração como uma forma de expressar a razão entre duas partes de uma grandeza.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos na criação do jogo sobre frações.
  • Apresentar exemplos práticos de como a fração de um inteiro é utilizada no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo sobre frações.
  • Resolução correta dos problemas que envolvam a fração de um inteiro.
  • Participação ativa na discussão em grupo sobre a importância da fração de um inteiro.

Ações do professor

  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de registro do jogo sobre frações.
  • Apresentar exemplos práticos de como a fração de um inteiro é utilizada no cotidiano.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na resolução dos problemas que envolvam a fração de um inteiro.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de registro do jogo sobre frações.
  • Participar ativamente da resolução dos problemas que envolvam a fração de um inteiro.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre a importância da fração de um inteiro.