Aula sobre Fracao De Um Inteiro

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula contextualizando o assunto para os alunos. Diga que as frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar com a fração de um inteiro, que é quando dividimos um número inteiro em partes iguais. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a fração para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique o que é a fração de um inteiro. Em seguida, apresente exemplos práticos de como a fração pode ser utilizada no cotidiano dos alunos. Divida os alunos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema, mas todos os grupos deverão passar por todas elas.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Jogos

    Nesta estação, os alunos irão jogar jogos que envolvem frações de um inteiro, como jogos de dominó e quebra-cabeças. O objetivo é que os alunos pratiquem a identificação e a representação de frações.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Problemas

    Nesta estação, os alunos irão resolver problemas que envolvem frações de um inteiro. O objetivo é que os alunos pratiquem a aplicação de frações em situações-problema.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Arte

    Nesta estação, os alunos irão criar uma obra de arte utilizando frações de um inteiro. O objetivo é que os alunos pratiquem a representação visual de frações.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma revisão do que foi aprendido na aula. Os alunos poderão compartilhar suas experiências nas estações e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades e dar um feedback sobre o trabalho realizado por cada um dos integrantes grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a fração para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.
  • Estimular a criatividade dos alunos na representação visual de frações.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos nas estações.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de frações de um inteiro.
  • Aplicação correta de frações em situações-problema.
  • Representação visual adequada de frações em obras de arte.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Organizar as estações e orientar os alunos.
  • Fazer a revisão do que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades nas estações.
  • Colaborar com os colegas nas atividades em grupo.
  • Tirar dúvidas e compartilhar experiências na conclusão da aula.