Aula sobre Fracao De Um Inteiro
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Inicie a aula contextualizando o assunto para os alunos. Diga que as frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar com a fração de um inteiro, que é quando dividimos um número inteiro em partes iguais. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a fração para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique o que é a fração de um inteiro. Em seguida, apresente exemplos práticos de como a fração pode ser utilizada no cotidiano dos alunos. Divida os alunos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema, mas todos os grupos deverão passar por todas elas.Etapa 2 - Estação 1 - Jogos
Nesta estação, os alunos irão jogar jogos que envolvem frações de um inteiro, como jogos de dominó e quebra-cabeças. O objetivo é que os alunos pratiquem a identificação e a representação de frações.Etapa 3 - Estação 2 - Problemas
Nesta estação, os alunos irão resolver problemas que envolvem frações de um inteiro. O objetivo é que os alunos pratiquem a aplicação de frações em situações-problema.Etapa 4 - Estação 3 - Arte
Nesta estação, os alunos irão criar uma obra de arte utilizando frações de um inteiro. O objetivo é que os alunos pratiquem a representação visual de frações.Etapa 5 - Conclusão
Reúna a turma e faça uma revisão do que foi aprendido na aula. Os alunos poderão compartilhar suas experiências nas estações e tirar dúvidas.Etapa 6 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades e dar um feedback sobre o trabalho realizado por cada um dos integrantes grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a fração para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.
- Estimular a criatividade dos alunos na representação visual de frações.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos nas estações.
Critérios de avaliação
- Identificação correta de frações de um inteiro.
- Aplicação correta de frações em situações-problema.
- Representação visual adequada de frações em obras de arte.
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
- Organizar as estações e orientar os alunos.
- Fazer a revisão do que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades nas estações.
- Colaborar com os colegas nas atividades em grupo.
- Tirar dúvidas e compartilhar experiências na conclusão da aula.