Aula sobre Fracao De Um Inteiro

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando que frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a fração de um inteiro, que representa a divisão de um número inteiro em partes iguais. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de utilizar a fração para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie para os alunos um vídeo ou texto que explique o conceito de fração de um inteiro e disponibilize para os alunos assistirem ou lerem antes da aula. O texto deve ser simples e objetivo, com exemplos práticos. Os alunos devem fazer anotações e levantar dúvidas para serem discutidas em sala de aula.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Exposição do conteúdo

    Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos defração de um inteiro com os devidos cálculos para facilitar a compreensão dos alunos. Peça para que os alunos acompanharem e fazerem anotações que julgarem necessárias para o desenvolvimento da atividade.

  4. Etapa 4 - Resolução de Problemas

    Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos fazerem exercícios que envolvamproblemas entre fração de um inteiro. Isso será feito em grupo, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como chegou às respostas. Avalie a apresentação e dê feedbacks. Incentive a discussão entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade

    Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a fração para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e das ideias apresentadas no _template_.
  • Participação e colaboração na discussão em grupo.
  • Resolução correta dos problemas envolvendo frações de um inteiro.
  • Clareza e objetividade na apresentação do _template_.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do _template_.
  • Fornecer exemplos práticos para ajudar os alunos a compreender o tema.
  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos na discussão em grupo.
  • Propor uma tarefa de casa para os alunos, se necessário.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar e colaborar na discussão em grupo.
  • Resolver problemas envolvendo frações de um inteiro.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações do cotidiano.