Aula sobre Fracao De Um Numero

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A fração de um número é um conceito matemático fundamental que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em receitas culinárias, em cálculos de descontos em compras, em divisão de tarefas, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a fração de um número e a aplicar esse conhecimento em situações práticas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão trabalhar em grupo para resolver problemas e criar soluções.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do cálculo da fração de um número. Em seguida, proponha um problema para os alunos resolverem em grupo.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Os alunos devem trabalhar em grupo para resolver o problema proposto por você. Eles devem identificar as informações relevantes, formular hipóteses e discutir possíveis soluções.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos devem apresentar as soluções que encontraram para o problema. Estimule a discussão entre os grupos e incentive a criação de novas alternativas.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos devem escolher a melhor solução para o problema e apresentar ao restante da turma. Conduza a discussão e ajude os alunos a entenderem o processo de cálculo da fração de um número.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de situações em que o cálculo da fração de um número é utilizado, como em receitas culinárias e em cálculos de descontos em compras. Os alunos devem trabalhar em grupo para resolver problemas relacionados a esses exemplos.

  6. Etapa 6 - Aplicação individual

    Os alunos devem resolver problemas individualmente, utilizando o conhecimento adquirido durante a aula. Acompanhe o trabalho dos alunos e tire dúvidas.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça uma síntese da aula e reforce os conceitos aprendidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a fração de um número.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a criatividade e a busca por soluções inovadoras.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação das soluções encontradas pelos grupos.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os alunos na resolução dos problemas e no cálculo da fração de um número.
  • Incentivar a criatividade e a busca por soluções inovadoras.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para resolver problemas e criar soluções.
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
  • Utilizar o conhecimento adquirido durante a aula para resolver problemas individuais.