Aula sobre Fracao De Um Numero

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A fração de um número é um conceito matemático fundamental que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em receitas culinárias, em cálculos de descontos e em divisão de recursos. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a fração de um número e a aplicar esse conhecimento em situações práticas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos trabalharão em grupos para criar um template de avaliação por pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância do cálculo da fração de um número. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Cada grupo deve receber uma lista de exemplos práticos que envolvem o cálculo da fração de um número. Os alunos devem discutir em grupo e resolver os exemplos.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos devem preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5 para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos exemplos

    Cada grupo deve apresentar seus exemplos práticos e explicar como chegaram às respostas. Os outros grupos devem avaliar a apresentação utilizando o template criado na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as avaliações recebidas e identificar pontos fortes e pontos a melhorar em suas apresentações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância do cálculo da fração de um número.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade.
  • Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do cálculo da fração de um número.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Resolver os exemplos práticos em grupo.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar os exemplos práticos e avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Discutir em grupo sobre as avaliações recebidas e identificar pontos fortes e pontos a melhorar em suas apresentações.