Aula sobre Fracao De Um Numero

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre fração de um número, ou seja, como calcular uma parte de um número inteiro. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que irá permitir que os alunos desenvolvam habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de fração de um número e como ele pode ser aplicado no cotidiano. Os alunos devem discutir em grupo e anotar as principais ideias em um quadro ou papel.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem criar um template de design sprint com as 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Eles devem discutir em grupo e desenhar o template em um papel ou quadro.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem decidir em grupo qual problema eles irão resolver utilizando o conceito de fração de um número. Eles devem anotar o problema em um papel ou quadro.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem criar um protótipo da solução para o problema escolhido. Eles devem discutir em grupo e desenhar a solução em um papel ou quadro.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem testar a solução criada e verificar se ela resolve o problema escolhido. Eles devem discutir em grupo e anotar os resultados em um papel ou quadro. Avalie conforme os critérios de avaliação

    Exemplo prático: Os alunos podem escolher um problema como "Quantas pessoas precisam ser vacinadas em uma cidade com 10.000 habitantes para que 30% da população esteja vacinada?". Eles irão utilizar o conceito de fração de um número para calcular a quantidade de pessoas que precisam ser vacinadas.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas.
  • Estimular o trabalho em equipe.
  • Aplicar o conceito de fração de um número em situações práticas do cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade do template de design sprint criado pelos alunos.
  • Solução criada pelos alunos para o problema escolhido.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de fração de um número e como ele pode ser aplicado no cotidiano.
  • Orientar os alunos na criação do template de design sprint.
  • Auxiliar os alunos na escolha do problema a ser resolvido.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar o template de design sprint.
  • Escolher e resolver um problema utilizando o conceito de fração de um número.