Aula sobre Fracao De Um Numero
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre fração de um número, ou seja, como calcular uma parte de um número inteiro. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que irá permitir que os alunos desenvolvam habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.
Etapa 1 - Entender
Apresente o conceito de fração de um número e como ele pode ser aplicado no cotidiano. Os alunos devem discutir em grupo e anotar as principais ideias em um quadro ou papel.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem criar um template de design sprint com as 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Eles devem discutir em grupo e desenhar o template em um papel ou quadro.Etapa 3 - Decidir
Os alunos devem decidir em grupo qual problema eles irão resolver utilizando o conceito de fração de um número. Eles devem anotar o problema em um papel ou quadro.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos devem criar um protótipo da solução para o problema escolhido. Eles devem discutir em grupo e desenhar a solução em um papel ou quadro.Etapa 5 - Testar
Os alunos devem testar a solução criada e verificar se ela resolve o problema escolhido. Eles devem discutir em grupo e anotar os resultados em um papel ou quadro. Avalie conforme os critérios de avaliaçãoExemplo prático: Os alunos podem escolher um problema como "Quantas pessoas precisam ser vacinadas em uma cidade com 10.000 habitantes para que 30% da população esteja vacinada?". Eles irão utilizar o conceito de fração de um número para calcular a quantidade de pessoas que precisam ser vacinadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de resolução de problemas.
- Estimular o trabalho em equipe.
- Aplicar o conceito de fração de um número em situações práticas do cotidiano.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade do template de design sprint criado pelos alunos.
- Solução criada pelos alunos para o problema escolhido.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de fração de um número e como ele pode ser aplicado no cotidiano.
- Orientar os alunos na criação do template de design sprint.
- Auxiliar os alunos na escolha do problema a ser resolvido.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar o template de design sprint.
- Escolher e resolver um problema utilizando o conceito de fração de um número.