Aula sobre Fracao De Um Numero

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre fração de um número, ou seja, como calcular uma parte de um número inteiro. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios envolvidos no cálculo de frações.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do cálculo de frações no cotidiano. Mostre exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor o conceito.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios envolvidos no cálculo de frações. Eles devem preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e identificar os principais desafios e necessidades relacionados ao cálculo de frações.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos devem trabalhar em grupos para resolver problemas que envolvam o cálculo de frações de um número. Forneça exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam aplicar o que aprenderam.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados obtidos na resolução dos problemas e discutir as estratégias utilizadas para chegar às soluções.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos devem fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento no cotidiano.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce a importância do cálculo de frações no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam o cálculo de fração de uma quantidade.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Promover a reflexão individual sobre a importância do cálculo de frações no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em aplicar o cálculo de frações na resolução de problemas.
  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados obtidos na resolução dos problemas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor o conceito.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios envolvidos no cálculo de frações.
  • Trabalhar em grupo para resolver problemas que envolvam o cálculo de frações de um número.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento no cotidiano.