Aula sobre Fracao De Um Numero
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre fração de um número, que é quando dividimos um número em partes iguais e consideramos apenas uma dessas partes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado, criando um mapa conceitual sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique o que é fração de um número, utilizando exemplos práticos e didáticos. Em seguida, os alunos devem pesquisar sobre o assunto em casa, assistindo a um vídeo explicativo.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Na sala de aula, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre fração de um número, utilizando uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos e tire dúvidas.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Acompanhe as discussões e auxilie os alunos quando necessário.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre fração de um número, como calcular a fração de um número de pessoas em uma sala ou a fração de um número de maçãs em uma cesta. Os alunos devem resolver os exemplos em grupo.Etapa 5 - Resolução de problemas
Os alunos devem resolver problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora. Acompanhe a resolução dos problemas e tire dúvidas.Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias. Avalie a apresentação e tire dúvidas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforce os conceitos aprendidos pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na resolução dos problemas.
- Clareza e organização na apresentação dos mapas conceituais.
- Habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam fração de um número.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Tirar dúvidas e auxiliar os alunos na resolução dos problemas.
- Avaliar a apresentação dos mapas conceituais.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema em casa.
- Criar o mapa conceitual em grupo.
- Resolver os problemas propostos em grupo.