Aula sobre Fracao Geratriz Para Uma Dizima Periodica
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A aula sobre "Fração geratriz para uma dízima periódica" é importante para os alunos compreenderem como é possível transformar uma dízima periódica em uma fração. Essa habilidade é fundamental para a resolução de problemas matemáticos e para a compreensão de conceitos mais avançados, como as sequências numéricas.
Exemplo prático:
Utilize como exemplo prático a conversão da dízima periódica 0,333... em fração. Para isso, basta considerar que o número 0,333... é igual a 3/10 + 3/100 + 3/1000 + ... e, em seguida, utilizar a fórmula da soma de uma progressão geométrica para obter a fração geratriz.
Etapa 1 - Problema
Apresente o problema aos alunos: como transformar uma dízima periódica em fração geratriz?Etapa 2 - Geração de alternativas
Os alunos, em grupos, devem pesquisar e discutir possíveis alternativas para resolver o problema apresentado.Etapa 3 - Solução
Os grupos apresentam suas soluções para a turma e você faz uma síntese das principais ideias.Etapa 4 - Diário de bordo
Os alunos, em grupos, devem criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Etapa 5 - Apresentação do diário de bordo
Os grupos apresentam seus diários de bordo para a turma e você faz uma avaliação formativa.Etapa 6 - Exercícios práticos
Proponha exercícios práticos para os alunos aplicarem o conhecimento adquirido na aula.Etapa 7 - Avaliação
O professor avalia o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica;
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo;
- Desenvolver a capacidade de síntese e apresentação de ideias.
Critérios de avaliação
- Compreensão do problema apresentado;
- Qualidade das alternativas propostas;
- Coerência e clareza da solução apresentada;
- Qualidade do diário de bordo;
- Desempenho nos exercícios práticos.
Ações do professor
- Apresentar o problema e orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo;
- Sintetizar as principais ideias apresentadas pelos grupos;
- Propor exercícios práticos para aplicação do conhecimento adquirido;
- Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos;
- Dar feedback aos alunos sobre seu desempenho.
Ações do aluno
- Pesquisar e discutir em grupo possíveis alternativas para resolver o problema apresentado;
- Apresentar soluções para o problema;
- Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução;
- Apresentar o diário de bordo para a turma;
- Realizar os exercícios práticos propostos pelo professor.