Aula sobre Fracao Geratriz Para Uma Dizima Periodica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula sobre "Fração geratriz para uma dízima periódica" é importante para os alunos compreenderem como é possível transformar uma dízima periódica em uma fração. Essa habilidade é fundamental para a resolução de problemas matemáticos e para a compreensão de conceitos mais avançados, como as sequências numéricas.

Exemplo prático:

Utilize como exemplo prático a conversão da dízima periódica 0,333... em fração. Para isso, basta considerar que o número 0,333... é igual a 3/10 + 3/100 + 3/1000 + ... e, em seguida, utilizar a fórmula da soma de uma progressão geométrica para obter a fração geratriz.


  1. Etapa 1 - Problema

    Apresente o problema aos alunos: como transformar uma dízima periódica em fração geratriz?

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos, em grupos, devem pesquisar e discutir possíveis alternativas para resolver o problema apresentado.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos apresentam suas soluções para a turma e você faz uma síntese das principais ideias.

  4. Etapa 4 - Diário de bordo

    Os alunos, em grupos, devem criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  5. Etapa 5 - Apresentação do diário de bordo

    Os grupos apresentam seus diários de bordo para a turma e você faz uma avaliação formativa.

  6. Etapa 6 - Exercícios práticos

    Proponha exercícios práticos para os alunos aplicarem o conhecimento adquirido na aula.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor avalia o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica;
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de síntese e apresentação de ideias.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do problema apresentado;
  • Qualidade das alternativas propostas;
  • Coerência e clareza da solução apresentada;
  • Qualidade do diário de bordo;
  • Desempenho nos exercícios práticos.

Ações do professor

  • Apresentar o problema e orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo;
  • Sintetizar as principais ideias apresentadas pelos grupos;
  • Propor exercícios práticos para aplicação do conhecimento adquirido;
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos;
  • Dar feedback aos alunos sobre seu desempenho.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir em grupo possíveis alternativas para resolver o problema apresentado;
  • Apresentar soluções para o problema;
  • Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução;
  • Apresentar o diário de bordo para a turma;
  • Realizar os exercícios práticos propostos pelo professor.