Aula sobre Fracao Geratriz Para Uma Dizima Periodica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A fração geratriz é uma forma de representar uma dízima periódica de maneira exata e simplificada. É um assunto importante para o ensino de Matemática por permitir aos alunos compreenderem melhor a representação de números decimais e a sua relação com as frações. Nesta aula, os alunos irão aprender a obter a fração geratriz para uma dízima periódica.

  1. Etapa 1 - Mapa de Empatia

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Explique o que é um mapa de empatia e como ele pode ajudar a entender melhor o público-alvo da aula. Peça aos alunos que criem um mapa de empatia para um estudante que tem dificuldades em Matemática. Os campos do mapa de empatia são: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Cada grupo deve apresentar o seu mapa de empatia para a turma.

  2. Etapa 2 - Brainstorming

    Peça aos alunos que, em grupo, elaborem uma lista de perguntas sobre fração geratriz para uma dízima periódica. Anote as perguntas no quadro.

  3. Etapa 3 - Seleção de Perguntas

    Peça aos alunos que, em grupo, escolham as três perguntas mais importantes para serem respondidas na aula.

  4. Etapa 4 - Explicação do Conceito

    Explique o conceito de fração geratriz para uma dízima periódica. Utilize exemplos práticos para ilustrar o conceito.

  5. Etapa 5 - Resolução de Exercícios

    Distribua exercícios para os alunos resolverem em grupo. Circule pela sala para auxiliar os alunos que tiverem dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Resultados

    Peça aos grupos que apresentem os resultados dos exercícios resolvidos. Faça comentários sobre as respostas e corrija eventuais erros.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Peça aos alunos que avaliem a aula utilizando os critérios definidos previamente. Faça uma avaliação geral da aula e anote os pontos positivos e negativos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de análise e síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na aula;
  • Resolução correta dos exercícios propostos;
  • Capacidade de apresentar e explicar os resultados obtidos;
  • Utilização correta dos conceitos aprendidos na aula;
  • Avaliação positiva da aula pelos alunos.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de fração geratriz para uma dízima periódica;
  • Auxiliar os alunos na resolução dos exercícios;
  • Fazer comentários sobre as respostas apresentadas pelos alunos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula;
  • Avaliar a aula e anotar os pontos positivos e negativos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo da aula;
  • Elaborar perguntas sobre fração geratriz para uma dízima periódica;
  • Escolher as três perguntas mais importantes para serem respondidas na aula;
  • Resolver exercícios em grupo;
  • Apresentar os resultados dos exercícios resolvidos.