Aula sobre Fracao Geratriz Para Uma Dizima Periodica

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as dízimas periódicas são números decimais que possuem uma sequência de algarismos que se repetem infinitamente. Por exemplo, 0,333... é uma dízima periódica simples, pois o algarismo 3 se repete infinitamente. Já 0,123123123... é uma dízima periódica composta, pois a sequência 123 se repete infinitamente.

Subtópicos:

1\. O que é uma fração geratriz?

2\. Como obter a fração geratriz de uma dízima periódica simples?

3\. Como obter a fração geratriz de uma dízima periódica composta?


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são dízimas periódicas e como elas se diferenciam das dízimas finitas. Em seguida, apresente o objetivo da aula: reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Apresente um estudo de caso para os alunos, utilizando exemplos práticos de dízimas periódicas simples e compostas. Os alunos devem ser incentivados a participar da resolução do estudo de caso, utilizando papel e lápis para fazer os cálculos necessários.

  3. Etapa 3 - Template de Infográfico

    Os alunos devem criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre fração geratriz para dízimas periódicas. Forneça um modelo para os alunos se basearem.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar informações sobre fração geratriz para dízimas periódicas e preencher as lacunas do template de infográfico.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as informações pesquisadas e preencher as lacunas do template de infográfico. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu infográfico para a turma, explicando as informações contidas e como chegaram às respostas. Avalie a apresentação e tire dúvidas dos demais alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Aplique uma avaliação escrita, com questões sobre fração geratriz para dízimas periódicas. Os critérios de avaliação devem ser previamente definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica;
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica;
  • Qualidade do infográfico produzido;
  • Participação nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o objetivo da aula e contextualizar o assunto;
  • Apresentar um estudo de caso para os alunos;
  • Circular pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas;
  • Avaliar as apresentações dos infográficos;
  • Aplicar a avaliação escrita.

Ações do aluno

  • Participar da resolução do estudo de caso;
  • Criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas;
  • Pesquisar informações sobre fração geratriz para dízimas periódicas e preencher as lacunas do template de infográfico;
  • Discutir as informações pesquisadas em grupo;
  • Apresentar o infográfico produzido para a turma.