Aula sobre Fracao Geratriz Para Uma Dizima Periodica
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as dízimas periódicas são números decimais que possuem uma sequência de algarismos que se repetem infinitamente. Por exemplo, 0,333... é uma dízima periódica simples, pois o algarismo 3 se repete infinitamente. Já 0,123123123... é uma dízima periódica composta, pois a sequência 123 se repete infinitamente. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique o que são dízimas periódicas e frações geratrizes.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Cada grupo deve criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 4 - Criação do jogo
Cada grupo deve criar um jogo que envolva a obtenção de frações geratrizes para dízimas periódicas. O jogo deve ser criativo e envolvente, utilizando apenas recursos analógicos.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma.Etapa 6 - Avaliação
Avalie os jogos conforme os critérios estabelecidos nos critérios de avaliação.Etapa 7 - Discussão e conclusão
Conduza uma discussão com a turma sobre o tema da aula e os jogos criados pelos grupos. Conclua o assunto com a importância da fração geratriz para uma dízima periódica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos;
- Estimular a aprendizagem de forma lúdica e envolvente;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade do jogo;
- Clareza e objetividade do objetivo do jogo;
- Coerência entre os desafios propostos e o objetivo do jogo;
- Esquema de recompensas adequado e coerente com o objetivo do jogo;
- Engajamento e participação dos alunos durante a apresentação dos jogos.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva;
- Orientar os alunos na criação dos jogos;
- Avaliar os jogos conforme os critérios estabelecidos;
- Conduzir a discussão e conclusão da aula;
- Estimular a participação e o trabalho em equipe dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo;
- Trabalhar em equipe e respeitar as ideias dos colegas;
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva;
- Participar da discussão e conclusão da aula;
- Demonstrar interesse e engajamento durante a aula.