Aula sobre Fracao Geratriz Para Uma Dizima Periodica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as dízimas periódicas são números decimais que possuem uma sequência de algarismos que se repetem infinitamente. Por exemplo, 0,333... é uma dízima periódica simples, pois o algarismo 3 se repete infinitamente. Já 0,123123123... é uma dízima periódica composta, pois a sequência 123 se repete infinitamente. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique o que são dízimas periódicas e frações geratrizes.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Cada grupo deve criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Cada grupo deve criar um jogo que envolva a obtenção de frações geratrizes para dízimas periódicas. O jogo deve ser criativo e envolvente, utilizando apenas recursos analógicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os jogos conforme os critérios estabelecidos nos critérios de avaliação.

  7. Etapa 7 - Discussão e conclusão

    Conduza uma discussão com a turma sobre o tema da aula e os jogos criados pelos grupos. Conclua o assunto com a importância da fração geratriz para uma dízima periódica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos;
  • Estimular a aprendizagem de forma lúdica e envolvente;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo;
  • Clareza e objetividade do objetivo do jogo;
  • Coerência entre os desafios propostos e o objetivo do jogo;
  • Esquema de recompensas adequado e coerente com o objetivo do jogo;
  • Engajamento e participação dos alunos durante a apresentação dos jogos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos na criação dos jogos;
  • Avaliar os jogos conforme os critérios estabelecidos;
  • Conduzir a discussão e conclusão da aula;
  • Estimular a participação e o trabalho em equipe dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo;
  • Trabalhar em equipe e respeitar as ideias dos colegas;
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva;
  • Participar da discussão e conclusão da aula;
  • Demonstrar interesse e engajamento durante a aula.