Aula sobre Fracao Geratriz Para Uma Dizima Periodica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as dízimas periódicas são números decimais que possuem uma sequência de algarismos que se repetem infinitamente. Por exemplo, 0,333... é uma dízima periódica simples, pois o algarismo 3 se repete infinitamente. Já 0,123123123... é uma dízima periódica composta, pois a sequência 123 se repete infinitamente. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica."

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione um vídeo explicativo sobre fração geratriz para uma dízima periódica e disponibilizá-lo para os alunos assistirem em casa. O vídeo deve ser curto e objetivo, com no máximo 10 minutos.

  2. Etapa 2 - Mapa Conceitual

    Na aula seguinte, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o assunto. A ideia central do mapa deve ser "Fração Geratriz para uma Dízima Periódica". Os alunos devem criar 8 sub-ideias relacionadas ao tema e, em seguida, desenvolver cada uma delas com 2 níveis de profundidade. O mapa conceitual pode ser feito em papel sulfite ou em cartolina.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos de 4 ou 5 pessoas para discutir o mapa conceitual que criaram. Cada grupo deve escolher um líder para apresentar o mapa para a turma.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Mapas

    Cada grupo deve apresentar o seu mapa conceitual para a turma. O líder deve explicar a ideia central e as sub-ideias, além de exemplificar cada uma delas.

  5. Etapa 5 - Exemplos Práticos

    Apresente alguns exemplos práticos de fração geratriz para uma dízima periódica. Os exemplos podem ser resolvidos em conjunto com a turma ou individualmente pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Resolução de Exercícios

    Os alunos devem resolver alguns exercícios sobre fração geratriz para uma dízima periódica. Os exercícios podem ser retirados de livros didáticos ou criados por você.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos. A avaliação pode ser feita por meio de uma prova escrita ou oral.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos na criação do mapa conceitual;
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante a discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de fração geratriz para uma dízima periódica;
  • Habilidade em criar um mapa conceitual com ideia central e sub-ideias;
  • Capacidade de resolver exercícios sobre o assunto.

Ações do professor

  • Selecionar um vídeo explicativo sobre fração geratriz para uma dízima periódica;
  • Apresentar exemplos práticos do assunto;
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo em casa;
  • Criar um mapa conceitual sobre fração geratriz para uma dízima periódica;
  • Resolver exercícios sobre o assunto.