Fração na reta numérica
Nesta aula de Matemática, vamos ver como fazer para representar um número fracionário na reta numérica. Como colocar uma fração numa reta de números? Tem como? Tem, sim! E vamos aprender isso agora! 😁
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Atividade completaSelecione a alternativa que representa as frações na reta numérica:
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
Inicie a aula citando que as frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com frações na reta numérica, que é uma forma de representar visualmente as frações e entender melhor suas relações. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e desenvolver o tema.Atividade completa4. Design Thinking:
Inicie a aula citando que as frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar com frações na reta numérica, que é uma forma de representar visualmente as frações e entender melhor suas relações.Atividade completa5. Rotação por estações:
Inicie a aula contextualizando o tema aos alunos. Cite que as frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar com frações na reta numérica, que é uma forma de representar visualmente as frações e entender melhor suas relações.Atividade completa6. Estudo de Caso:
Inicie a aula citando aos alunos que as frações são uma parte importante da Matemática e estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com frações na reta numérica, que é uma forma de representar visualmente as frações e entender melhor suas relações. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa ‘Estudo de Caso’, na qual os alunos irão pesquisar e analisar um problema relacionado ao tema e apresentar soluções.Atividade completa7. Design Sprint:
Inicie a aula citando que as rações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, vamos aprender sobre frações na reta numérica, que é uma forma de representar frações em um gráfico. Vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.Atividade completa8. Aprendizagem Entre Pares:
Frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar com frações na reta numérica, que é uma forma de representar visualmente as frações e entender melhor suas relações. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criam um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: