Aula sobre Fracao Na Reta Numerica
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar com frações na reta numérica, que é uma forma de representar visualmente as frações e entender melhor suas relações. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criam um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o tema "Fração na reta numérica" e como eles funcionam. Em seguida, apresente exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.Etapa 2 - Formação de grupos e criação da atividade
Divida os alunos em duplas ou trios para a realização da atividade. Preferível que os alunos sejam divididos em duplas complementares, com alunos com facilidade e dificuldade para que se ajudem. Peça para que cada dupla, em uma folha sulfite, elabore um exercício envolvendo aumento ou desconto percentual sucessivo.Etapa 3 - Execução da atividade
Após isso, as duplas devem trocar o problema que elaboraram com as demais duplas para a resolução. Incentive os alunos circulando pela sala durante a atividade e tirando possíveis dúvidas de como construir a atividade.Etapa 4 - Correção do exercício
Após a resolução do exercício, as duplas inicialmente formadas deverão comparar a resolução por eles proposta e a da outra dupla para verificar as semelhanças e as diferenças na forma de resolver o problema.Etapa 5 - Discussão em grupo
Faça uma roda com todos os alunos para discutirem sobre como foi o processo de criação do exercício. Além disso, eles devem citar como foi trocar de dupla e quais as dificuldades encontradas na resolução do problema. Seja o mediador da discussão e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 6 - Exercícios
Distribua exercícios sobre o tema para os alunos resolverem individualmente ou com as mesmas duplas.Etapa 7 - Correção
Corrija os exercícios em conjunto com os alunos, explicando as soluções e tirando dúvidas. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as soluções apresentadas.Etapa 8 - Avaliação
Os alunos serão avaliados conforme os critérios estabelecidos pelo professor, considerando a participação nas atividades, a qualidade da atividade e dos exercícios resolvidos, bem como o entendimento do tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal.
- Estabelecer relações entre as representações fracionária e decimal, passando de uma representação para outra.
- Relacionar as frações na reta numérica.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar como as frações podem ser representadas na reta numérica.
- Auxiliar os alunos na criação do _template_ de avaliação por pares.
- Circular pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.
- Recolher os _templates_ de avaliação por pares e utilizar as notas para avaliar o desempenho dos alunos.
- Fazer uma breve conclusão sobre a aula e reforçar os conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Criar o _template_ de avaliação por pares.
- Discutir em grupo como as frações podem ser representadas na reta numérica.
- Resolver exercícios em grupo, utilizando a reta numérica para representar as frações.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos, preenchendo o _template_ de avaliação por pares.
- Praticar frações na reta numérica em casa.