Aula sobre Fracao Na Reta Numerica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Inicie a aula citando que as rações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, vamos aprender sobre frações na reta numérica, que é uma forma de representar frações em um gráfico. Vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de frações na reta numérica, explicando como funciona a representação gráfica das frações. Em seguida, os alunos irão pesquisar exemplos de frações na reta numérica e discutir em grupos de 3 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um _template_ de design sprint com as cinco etapas e definir as tarefas de cada etapa. Eles também irão esboçar ideias para a criação de um modelo de fração na reta numérica. Auxilie-os nessa montagem.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher a melhor ideia para o modelo de fração na reta numérica e definir os materiais necessários para a criação do protótipo. Incentive a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar o protótipo do modelo de fração na reta numérica, utilizando os materiais definidos na etapa anterior. Circule pela sala tirando possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão testar o modelo de fração na reta numérica criado por eles e apresentar para a turma. Eles também irão discutir as dificuldades encontradas durante o processo e como poderiam melhorar o modelo.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Finalize a aula coletando dos alunos o que entenderam sobre o tema e como a metodologia os ajudou nesse processo. Retome os principais temas da aula para fixar o conteúdo para os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de representar frações na reta numérica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Qualidade do modelo de fração na reta numérica criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos de explicar o modelo criado e as dificuldades encontradas durante o processo.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de frações na reta numérica de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante todas as etapas do Design Sprint.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Utilizar a criatividade e o pensamento crítico para criar o modelo de fração na reta numérica.
  • Apresentar o modelo criado e discutir as dificuldades encontradas durante o processo.