Aula sobre Fracao Na Reta Numerica
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Inicie a aula citando que as frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar com frações na reta numérica, que é uma forma de representar visualmente as frações e entender melhor suas relações.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da fração na reta numérica para a resolução de exercícios com mais de uma variável, além de serem utilizadas em cálculos mais complexos na engenharia, arquitetura, etc.Etapa 2 - Mapa de Empatia
Os alunos criarão um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar de um arquiteto, engenheiro ou designer e identifiquem as necessidades e desafios que esses profissionais enfrentam ao utilizar afração na reta numérica.Exemplo:
O que ele pensa e sente?
O que ele fala e faz?
O que ele escuta?
O que ele vê?
Dores:
Ganhos:
Etapa 3 - Reconhecimento de equações polinomiais de 2º grau
Apresente exemplos de cálculos matemáticos envolvendo fração na reta numérica para os alunos. Eles podem trabalhar em grupos ou individualmente.Etapa 4 - Prototipação
Os alunos serão separados em grupos de 3 a 5 alunos. Após isso, cada grupo irá criar sua própria fração na reta numérica para os colegas resolverem.Etapa 5 - Teste
Esse é o momento dos grupos trocarem as suas criações para que outro grupo tente resolvê-la. O intuito é que os alunos testem a solução criada pelo outro grupo, mostre se os cálculos foram possíveis de ser realizados e se a criação atende aos objetivos da aula.Etapa 6 - Apresentação
Com base no teste, os alunos irão apresentar a resolução do exercício criado pelos demais grupos. Nesse momento eles farão as considerações finais dizendo se o exercício atendeu o objetivo da aula, quais a(s) solução(ões) encontrada(s) pelo grupo. Nesse momento, o professor pode ir corrigindo os exercícios juntamente com os alunos para que todos assimilem as matérias. Além disso, os alunos deverão apresentar, também, o mapa da empatia para os demais colegas citando se conseguiram se imaginar aplicando o tema da aula em alguma profissão.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal.
- Estabelecer relações entre as representações fracionária e decimal, passando de uma representação para outra.
- Relacionar os números racionais positivos a pontos na reta numérica.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos pontos na reta numérica correspondentes às frações apresentadas.
- Comparação correta das frações apresentadas.
- Representação correta das frações na reta numérica.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar como as frações podem ser representadas na reta numérica.
- Mediar a discussão em grupo e ajudar os alunos a entender melhor o conceito de frações na reta numérica.
- Reforçar os conceitos aprendidos pelos alunos na conclusão da aula.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios dos personagens envolvidos na situação.
- Identificar os pontos na reta numérica que correspondem às frações apresentadas pelo professor.
- Comparar as frações apresentadas pelo professor e identificar qual é maior ou menor.
- Representar frações na reta numérica e identificar os pontos correspondentes.
- Discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas durante a atividade e como elas foram superadas.