Aula sobre Fracao Na Reta Numerica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula contextualizando o tema aos alunos. Cite que as frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar com frações na reta numérica, que é uma forma de representar visualmente as frações e entender melhor suas relações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como as frações podem ser representadas na reta numérica. Será feita uma breve revisão sobre frações e números decimais. Divida os alunos em três grupos. Todos os grupos deverão passar por todas as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Representação de frações na reta numérica

    Os alunos irão trabalhar em um jogo de tabuleiro que envolve a representação de frações na reta numérica. Eles irão representar as frações em uma reta numérica.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Comparação de frações

    Os alunos irão trabalhar em um jogo de cartas que envolve a comparação de frações. Eles irão jogar em grupos e deverão comparar as frações e colocá-las em ordem crescente ou decrescente.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Conversão de frações em números decimais

    Os alunos irão trabalhar em um jogo de quebra-cabeça que envolve a conversão de frações em números decimais. Eles irão jogar em grupos e deverão montar o quebra-cabeça com as frações e seus respectivos números decimais.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Reúna a turma e faça uma revisão sobre o que foi aprendido nas estações. Será feita uma discussão sobre a importância da representação de frações na reta numérica e como isso pode ajudar a entender melhor as relações entre as frações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância da fração na reta numérica. Peça para os alunos compartilharem o que aprenderam com a atividade e qual a importância do tema para seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal.
  • Estabelecer relações entre as representações fracionárias e decimais, passando de uma representação para outra.
  • Relacionar as frações a pontos na reta numérica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos de frações e sua representação na reta numérica.
  • Habilidade em comparar e converter frações em números decimais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como as frações podem ser representadas na reta numérica.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
  • Fazer uma revisão sobre o que foi aprendido nas estações e tirar dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Compreender os conceitos de frações e sua representação na reta numérica.
  • Comparar e converter frações em números decimais.