Aula sobre Fracao Na Reta Numerica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando que as frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com frações na reta numérica, que é uma forma de representar visualmente as frações e entender melhor suas relações. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das frações na reta numérica. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Atividade prévia

    Os alunos irão realizar uma atividade prévia em casa, que consiste em pesquisar exemplos de frações na reta numérica e trazer para a aula.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir os exemplos que encontraram e compartilhar com a turma. Circule pela sala e esclareça dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Mostre exemplos práticos de frações na reta numérica, como a representação de 1/2, 1/4, 3/4, entre outros. Os alunos irão acompanhar a apresentação e fazer anotações.

  5. Etapa 5 - Criação do template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’

    Os alunos irão criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’, para avaliar a atividade e desenvolver o tema. Oriente os alunos na criação do _template_.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Os alunos irão apresentar seus t_emplates_ para a turma e o professor irá mediar a discussão sobre as avaliações e sugestões de melhorias.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforçar os conceitos aprendidos. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal.
  • Estabelecer relações entre as representações fracionária e decimal, passando de uma representação para outra.
  • Relacionar as frações na reta numérica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentação clara e objetiva dos exemplos práticos.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar exemplos práticos de frações na reta numérica.

Ações do aluno

  • Realizar a atividade prévia em casa.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.