Aula sobre Franz Marc Xilogravura E Pintura

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Franz Marc foi um artista alemão que viveu no final do século XIX e início do século XX. Ele foi um dos fundadores do movimento expressionista Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul) e é conhecido por suas pinturas e xilogravuras que retratam animais em cores vibrantes e formas abstratas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a técnica de xilogravura e pintura de Franz Marc, e como ele usou essas técnicas para retratar animais em suas obras. A metodologia ativa _Design Sprint_ será aplicada para que os alunos possam criar um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente Franz Marc e sua obra para os alunos, mostrando exemplos de suas pinturas e xilogravuras. Em seguida, explique o que é xilogravura e como ela é feita.

  2. Etapa 2 - Entender

    Peça que os alunos pesquisem sobre Franz Marc e sua obra, com foco em suas técnicas de xilogravura e pintura. Eles devem coletar informações sobre como ele usou essas técnicas para retratar animais em suas obras.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar esboços de animais que gostariam de retratar em uma xilogravura. Eles devem pensar em como usar as técnicas de Franz Marc para dar vida aos animais em suas obras. Oriente-os durante o processo.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão escolher um animal para retratar em sua xilogravura e pintura. Eles devem justificar sua escolha e explicar como pretendem usar as técnicas de Franz Marc em sua obra.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar uma xilogravura e pintura do animal escolhido, usando as técnicas de Franz Marc. Eles devem trabalhar em grupos para ajudar uns aos outros e compartilhar ideias.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar suas obras para a turma, explicando como usaram as técnicas de Franz Marc em sua xilogravura e pintura. Eles devem avaliar o trabalho uns dos outros e dar feedback construtivo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem explorando a arte de Franz Marc.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de uma xilogravura e pintura.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em pesquisar e analisar as técnicas de Franz Marc.
  • Qualidade da xilogravura e pintura criada pelos alunos.
  • Participação ativa dos alunos na colaboração e no trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar a obra de Franz Marc e explicar as técnicas de xilogravura e pintura.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise das técnicas de Franz Marc.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de uma xilogravura e pintura.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
  • Avaliar o trabalho dos alunos e dar feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar as técnicas de Franz Marc.
  • Criar esboços de animais para retratar em uma xilogravura.
  • Trabalhar em grupo para ajudar uns aos outros e compartilhar ideias.
  • Criar uma xilogravura e pintura do animal escolhido, usando as técnicas de Franz Marc.
  • Apresentar suas obras para a turma e avaliar o trabalho dos colegas.