Aula sobre Franz Marc Xilogravura E Pintura

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Franz Marc foi um pintor alemão do início do século XX, conhecido por seu estilo expressionista e pelo uso de cores vibrantes em suas obras. Nesta aula, os alunos irão explorar a técnica de xilogravura e pintura utilizada por Franz Marc para criar suas obras. A metodologia ativa _Design Thinking_ será utilizada para que os alunos criem um mapa de empatia, a fim de entender melhor o contexto e as emoções presentes nas obras de Marc. Através desta atividade, os estudantes irão desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente uma breve biografia de Franz Marc e suas principais obras. Incentive os alunos a observar algumas imagens das obras do artista e a compartilhar suas impressões e sentimentos.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Oriente os alunos na criação de um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles irão preencher cada campo com informações sobre Franz Marc e suas obras, a fim de entender melhor o contexto e as emoções presentes nas obras do artista.

  3. Etapa 3 - Xilogravura

    Apresente a técnica de xilogravura e seus principais elementos. Oriente os alunos na criação de suas próprias xilogravuras, utilizando materiais simples como lápis, borracha e papel.

  4. Etapa 4 - Pintura

    Os alunos irão utilizar as xilogravuras criadas anteriormente como base para criar suas próprias pinturas, utilizando cores vibrantes e explorando as emoções presentes em suas obras.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento

    Os alunos irão compartilhar suas obras com a turma, explicando suas escolhas de cores e elementos e como elas se relacionam com as emoções presentes nas obras de Franz Marc.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade, incentivando os alunos a compartilharem suas impressões e sentimentos sobre o processo de criação e as obras criadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre as emoções presentes nas obras de arte.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada da técnica de xilogravura e pintura.
  • Coerência entre as escolhas de cores e elementos e as emoções presentes nas obras criadas.
  • Participação ativa na atividade e na reflexão final.

Ações do professor

  • Apresentar a biografia e as obras de Franz Marc.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Apresentar a técnica de xilogravura e pintura.
  • Conduzir a reflexão final sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Observar e compartilhar suas impressões e sentimentos sobre as obras de Franz Marc.
  • Criar um mapa de empatia sobre o artista e suas obras.
  • Utilizar a técnica de xilogravura e pintura para criar suas próprias obras.
  • Compartilhar suas obras com a turma e explicar suas escolhas de cores e elementos.
  • Participar ativamente da reflexão final sobre a atividade.