Aula sobre Franz Marc Xilogravura E Pintura

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos serão apresentados ao artista alemão Franz Marc, conhecido por suas xilogravuras e pinturas que retratam animais em cores vibrantes e formas abstratas. O objetivo é que os alunos aprendam a pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será a _Rotação por estações_, em que os alunos serão divididos em três grupos para realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do artista

    Apresente Franz Marc, sua vida e obra, mostrando imagens de suas xilogravuras e pinturas. Incentive os alunos a fazer perguntas e a comentar sobre as obras.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Xilogravura

    Nesta estação, os alunos aprenderão sobre a técnica de xilogravura e como Franz Marc a utilizava em suas obras. Eles farão uma atividade prática de xilogravura utilizando materiais simples, como lápis, borracha e papel. Oriente os alunos durante o processo e forneça materiais.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Pintura

    Nesta estação, os alunos aprenderão sobre as cores e formas utilizadas por Franz Marc em suas pinturas. Eles farão uma atividade prática de pintura utilizando tintas e pincéis, criando uma obra inspirada nas obras do artista. Oriente os alunos durante o processo e forneça materiais.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Análise de obras

    Nesta estação, os alunos analisarão algumas obras de Franz Marc, identificando as técnicas utilizadas, as cores e formas presentes e a mensagem transmitida. Eles farão uma atividade escrita de análise de obras, respondendo a perguntas sobre as obras apresentadas.Oriente os alunos durante o processo.

  5. Etapa 5 - Roda de conversa

    Reúna os alunos em uma roda para compartilhar suas experiências nas estações e discutir sobre as obras de Franz Marc. Faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  6. Etapa 6 - Produção final

    Os alunos produzirão uma obra final inspirada nas técnicas e estilos de Franz Marc, utilizando a técnica que mais gostaram nas estações. Eles poderão escolher o tema da obra, mas deverão utilizar as cores e formas características do artista. Oriente os alunos e forneça materiais para criação da obra.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre Franz Marc e outros artistas que utilizam técnicas semelhantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da arte na sociedade e na cultura.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades e discussões em grupo.
  • Qualidade e criatividade das obras produzidas.
  • Capacidade de análise e interpretação das obras de Franz Marc.

Ações do professor

  • Apresentar o artista e suas obras de forma clara e didática.
  • Orientar os alunos nas atividades práticas e estimular a criatividade.
  • Estimular a participação e a reflexão dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades e discussões em grupo.
  • Demonstrar criatividade e habilidade nas atividades práticas.
  • Refletir sobre as obras de Franz Marc e sua importância na arte.