Aula sobre Franz Marc Xilogravura E Pintura

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o artista Franz Marc, que foi um dos principais representantes do movimento expressionista alemão. Ele é conhecido por suas obras que retratam animais em cores vibrantes e formas abstratas. A metodologia utilizada será a _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, em que os alunos irão criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema. É importante que os alunos entendam a importância de contextualizar o estilo visual e sua relação com o tempo e espaço.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o artista Franz Marc e suas principais obras, contextualizando o movimento expressionista alemão e sua relação com o contexto histórico e social da época.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Mostre aos alunos um vídeo sobre a vida e obra de Franz Marc. Em seguida, oriente-os na criação de um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos e incentive uma discussão sobre seus mapas conceituais, compartilhando ideias e debatendo sobre as diferentes interpretações e visões sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando suas ideias e conceitos.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Com base nos mapas conceituais, oriente os alunos na criação de uma xilogravura ou pintura inspirada nas obras de Franz Marc, utilizando cores vibrantes e formas abstratas para retratar animais.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir suas criações em grupo, compartilhando suas inspirações e técnicas utilizadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a importância de contextualizar o estilo visual e sua relação com o tempo e espaço, incentivando os alunos a continuarem explorando a arte e sua história.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de uma xilogravura ou pintura inspirada nas obras de Franz Marc.
  • Incentivar a colaboração e discussão em grupo para a construção de um conhecimento coletivo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de pesquisa e análise dos diferentes estilos visuais.
  • Criatividade e originalidade na criação da xilogravura ou pintura.
  • Participação e colaboração nas discussões em grupo.
  • Clareza e organização na apresentação do mapa conceitual.
  • Compreensão da importância de contextualizar o estilo visual e sua relação com o tempo e espaço.

Ações do professor

  • Apresentar o artista Franz Marc e suas principais obras.
  • Explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida e como criar um mapa conceitual.
  • Estimular a discussão em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Orientar na criação da xilogravura ou pintura.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância de contextualizar o estilo visual e sua relação com o tempo e espaço.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a vida e obra de Franz Marc.
  • Criar um mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar das discussões em grupo e compartilhar ideias e opiniões.
  • Criar uma xilogravura ou pintura inspirada nas obras de Franz Marc.
  • Refletir sobre a importância de contextualizar o estilo visual e sua relação com o tempo e espaço.