Aula sobre Frase

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Inicie a aula explicando o conceito de frase, sua importância e como ela é construída. Em seguida, apresente exemplos de frases simples e compostas, destacando as diferenças entre elas e a importância da pontuação adequada. O objetivo é que os alunos compreendam que uma frase bem construída é fundamental na comunicação escrita e oral.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Proponha uma situação-problema aos alunos. Exemplo: Imagine que você está escrevendo um bilhete para um amigo, mas não sabe como organizar suas ideias em uma frase. O que você faria para construir uma frase coesa e coerente?

  2. Etapa 2 - Organização em grupos

    Os alunos devem ser organizados em grupos de no máximo quatro integrantes. Cada grupo deve discutir a situação-problema e construir um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”. Nesse template, os alunos deverão avaliar a atividade realizada e propor melhorias.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Após construir o template, os alunos devem pesquisar sobre as regras de pontuação, coesão e coerência das frases. Oriente a pesquisa indicando materiais didáticos ou livros disponíveis na biblioteca.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar seus templates para a turma, explicando como organizaram suas ideias e como aplicaram as regras de pontuação, coesão e coerência. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação.

  5. Etapa 5 - Discussão e feedback

    Após as apresentações, realize uma discussão com a turma sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos grupos e as regras de construção de frases. Em seguida, os alunos devem avaliar a atividade realizada preenchendo o template da Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Fazer uso consciente e reflexivo das regras de pontuação, coesão e coerência na construção de frases;
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e avaliação;
  • Trabalhar em equipe, respeitando as opiniões dos colegas e contribuindo para a construção coletiva do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de frase e sua importância na comunicação escrita e oral;
  • Aplicação das regras de pontuação, coesão e coerência na construção de frases;
  • Participação na construção coletiva do conhecimento.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de frase e suas regras de construção;
  • Orientar a pesquisa dos alunos;
  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as regras de construção de frases;
  • Trabalhar em equipe na construção do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participar das discussões e apresentações.