Aula sobre Frase

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O objetivo da aula é que os alunos desenvolvam a habilidade de fazer uso consciente e reflexivo da norma padrão em situações de fala e escrita. Para isso, será aplicada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos com recursos analógicos para tornar a aula mais envolvente e didática.

  1. Etapa 1 - Exemplificação

    Inicie a aula explicando o conceito de frase e sua importância na comunicação. Apresente exemplos do cotidiano para ilustrar e estimular a curiosidade dos alunos.

  2. Etapa 2 - Atividade inicial

    Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos e entregue para cada grupo um pacote de palavras recortadas de revistas ou jornais, ou impressas em folha sulfite. Os alunos deverão criar uma frase com as palavras que receberam, respeitando as regras de pontuação e concordância.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo deverá apresentar suas frases para a turma e você deverá corrigir os erros comuns de pontuação e concordância.

  4. Etapa 4 - Projeto em grupo

    Nesta etapa, explique aos alunos que eles terão que criar um template de avaliação por pares para avaliar a construção de frases de cada grupo da turma. O template deve conter critérios de avaliação para organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, e outros pontos que você julgar necessário.

  5. Etapa 5 - Criando o template

    Estipule um tempo para que os grupos criem o template de avaliação por pares. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar na construção dos critérios.

  6. Etapa 6 - Apresentação do template

    Cada grupo deverá apresentar seu template de avaliação para a turma. Faça uma discussão sobre a importância da autoavaliação e da avaliação por pares.

  7. Etapa 7 - Avaliação das frases

    Os grupos deverão avaliar as frases dos outros grupos da turma utilizando o template criado na etapa anterior. Recolha as avaliações e calcule a média das notas de cada grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de fazer uso consciente e reflexivo de regras gramaticais em situações de fala e escrita;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe;
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica e reflexiva.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de frase e sua importância;
  • Corrigir erros de pontuação e concordância;
  • Auxiliar na construção do template de avaliação por pares;
  • Estimular a autoavaliação e a avaliação por pares;
  • Fazer a média das notas para cada grupo.

Ações do aluno

  • Criar frases com as palavras recebidas;
  • Criar um template de avaliação por pares;
  • Avaliar as frases dos outros grupos da turma;
  • Participar da discussão sobre a importância da autoavaliação e da avaliação por pares;
  • Trabalhar em equipe para alcançar os objetivos da atividade.