Aula sobre Frase

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Inicie a aula explicando o que é uma frase e quais são as suas características, como presença de um verbo e capacidade de transmitir uma ideia completa. Em seguida, apresente exemplos de frases, como "O cachorro correu no parque" e "Maria comeu um bolo de chocolate".

  1. Etapa 1 - Atividade em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue a cada grupo uma folha de papel pardo e canetas coloridas. Explique que eles devem criar um template de avaliação por pares, em que um grupo avalia o outro, contendo os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Esses critérios devem ser preenchidos com uma nota de 1 a 5.

  2. Etapa 2 - Planejamento

    Cada grupo deve discutir e planejar em conjunto como criar o template de avaliação levando em consideração os critérios definidos por você. Eles devem pensar em exemplos concretos de frases, como "Ontem eu assisti a um filme muito legal", "Amanhã vou viajar para a praia" etc.

  3. Etapa 3 - Criação do template

    Com o planejamento concluído, cada grupo deve começar a criar o seu template de avaliação por pares utilizando a folha de papel pardo e as canetas coloridas. É importante que todos participem ativamente da atividade discutindo e colaborando entre si.

  4. Etapa 4 - Avaliação das frases

    Com os templates criados, cada grupo deve avaliar as frases criadas pelos demais grupos por meio dos critérios definidos anteriormente. Os alunos devem justificar suas notas e apontar pontos positivos e negativos em cada frase.

  5. Etapa 5 - Feedback

    Após a avaliação, cada grupo deve receber um feedback dos demais grupos com sugestões para melhorar suas frases e seus templates de avaliação. Você deve estar atento a essas sugestões e auxiliar os alunos a desenvolverem suas habilidades de escrita e comunicação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Para encerrar a aula, reúna a turma e faça uma reflexão sobre o que foi aprendido. É importante destacar a importância da norma padrão da língua portuguesa e como ela pode ser utilizada de forma consciente e reflexiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer uso consciente e reflexivo da norma padrão em situações de fala e escrita;
  • Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar o que é uma frase e suas características;
  • Dividir a turma em grupos e explicar a atividade;
  • Acompanhar e auxiliar os grupos durante a criação dos templates.

Ações do aluno

  • Discutir e planejar em conjunto a criação do template de avaliação;
  • Colaborar e participar ativamente da atividade em grupo;
  • Avaliar e dar feedback construtivo sobre as frases dos demais grupos.