Aula sobre Frase

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A aula sobre "Frase" tem como objetivo ensinar a importância da estruturação de uma frase na língua portuguesa. Para isso, utilize recursos didáticos que motivem os alunos a aprenderem de forma ativa e reflexiva.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema para os alunos explicando a importância da estruturação correta da frase na comunicação oral e escrita.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos.

  3. Etapa 3 - Explicação sobre a Gamificação

    Explique aos alunos o conceito de Gamificação, que consiste em transformar a aprendizagem em um jogo.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de registro

    Cada grupo deverá criar um mapa de registro contendo os seguintes campos: “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “Por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do jogo

    Os grupos deverão desenvolver um jogo que envolva a estruturação de frases. O jogo precisa ser criativo, desafiador e engajador, considerando as informações contidas no mapa de registro.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deverá apresentar para a turma o jogo criado, explicando o objetivo, as regras, os desafios e as recompensas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante a atividade, a criatividade e a originalidade dos jogos criados, a capacidade de trabalho em equipe e a aplicação das regras da língua portuguesa na estruturação das frases.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de estruturar corretamente frases na língua portuguesa;
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de jogos;
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade;
  • Criatividade e originalidade dos jogos criados;
  • Trabalho em equipe;
  • Aplicação das regras da língua portuguesa na estruturação das frases;
  • Clareza e coerência na apresentação do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Explicar a metodologia da Gamificação;
  • Orientar os grupos na criação do mapa de registro;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos jogos;
  • Avaliar a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade;
  • Trabalhar em equipe na criação do jogo;
  • Aplicar as regras da língua portuguesa na estruturação das frases;
  • Criar um jogo criativo, desafiador e engajador;
  • Apresentar o jogo de forma clara e coerente.