Aula sobre Frevo
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O Frevo é um ritmo musical e uma dança típica do carnaval de Pernambuco, que surgiu no final do século XIX. Ele é uma mistura de diversos estilos musicais, como a marcha, o maxixe e a polca, e é caracterizado pela sua energia e ritmo acelerado. O Frevo é uma expressão cultural muito importante para o povo pernambucano e é uma das principais manifestações culturais do Brasil. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Frevo, sua história, suas características musicais e sua dança. Eles irão utilizar a metodologia ativa Design Sprint para criar um template de 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Entender
Apresente aos alunos a história do Frevo, suas origens e suas características musicais. Mostre exemplos de músicas e danças de Frevo. Peça que os alunos discutam em grupo sobre o que entenderam e façam anotações em seus cadernos.Etapa 2 - Esboçar
Oriente os alunos na criação de um esboço de como eles imaginam que seria uma música de Frevo. Eles podem desenhar ou escrever em seus cadernos.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão discutir em grupo sobre as ideias apresentadas na etapa anterior e escolherão uma ideia para desenvolver em grupo. Eles irão justificar a escolha da ideia em seus cadernos. Auxilie-os nesse processo.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão criar uma música de Frevo em grupo, utilizando instrumentos musicais disponíveis na sala de aula ou objetos que possam ser utilizados como instrumentos. Eles irão ensaiar a música e criar uma coreografia de Frevo para acompanhá-la.Etapa 5 - Testar
Os alunos irão apresentar suas músicas e coreografias para a turma. Eles irão avaliar a apresentação de seus colegas e darão feedbacks construtivos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de uma música de Frevo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo, colaborando e respeitando as ideias de seus colegas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Criatividade na criação da música de Frevo.
- Habilidade em tocar os instrumentos musicais utilizados na criação da música.
- Habilidade em dançar o Frevo.
- Feedbacks construtivos dados aos colegas.
Ações do professor
- Apresentar a história e as características musicais do Frevo.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação da música de Frevo.
- Auxiliar os alunos na criação da coreografia de Frevo.
- Dar feedbacks construtivos aos alunos.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar uma música de Frevo em grupo.
- Criar uma coreografia de Frevo para acompanhar a música.
- Apresentar a música e a coreografia para a turma.
- Dar feedbacks construtivos aos colegas.