Aula sobre Frevo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Frevo é um ritmo musical e uma dança típica do carnaval de Pernambuco, que surgiu no final do século XIX. Ele é uma mistura de diversos estilos musicais, como a marcha, o maxixe e a polca, e é caracterizado pela sua energia e ritmo acelerado. O Frevo é uma expressão cultural muito importante para o povo pernambucano e é uma das principais manifestações culturais do Brasil. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Frevo, sua história, suas características musicais e sua dança. Eles irão utilizar a metodologia ativa Design Sprint para criar um template de 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos a história do Frevo, suas origens e suas características musicais. Mostre exemplos de músicas e danças de Frevo. Peça que os alunos discutam em grupo sobre o que entenderam e façam anotações em seus cadernos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Oriente os alunos na criação de um esboço de como eles imaginam que seria uma música de Frevo. Eles podem desenhar ou escrever em seus cadernos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as ideias apresentadas na etapa anterior e escolherão uma ideia para desenvolver em grupo. Eles irão justificar a escolha da ideia em seus cadernos. Auxilie-os nesse processo.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar uma música de Frevo em grupo, utilizando instrumentos musicais disponíveis na sala de aula ou objetos que possam ser utilizados como instrumentos. Eles irão ensaiar a música e criar uma coreografia de Frevo para acompanhá-la.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar suas músicas e coreografias para a turma. Eles irão avaliar a apresentação de seus colegas e darão feedbacks construtivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de uma música de Frevo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo, colaborando e respeitando as ideias de seus colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Criatividade na criação da música de Frevo.
  • Habilidade em tocar os instrumentos musicais utilizados na criação da música.
  • Habilidade em dançar o Frevo.
  • Feedbacks construtivos dados aos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar a história e as características musicais do Frevo.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação da música de Frevo.
  • Auxiliar os alunos na criação da coreografia de Frevo.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar uma música de Frevo em grupo.
  • Criar uma coreografia de Frevo para acompanhar a música.
  • Apresentar a música e a coreografia para a turma.
  • Dar feedbacks construtivos aos colegas.