Aula sobre Frevo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Frevo é um ritmo musical e uma dança típica do estado de Pernambuco, que surgiu no final do século XIX. É uma expressão cultural muito importante para a região, sendo considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O Frevo é uma mistura de diversos ritmos, como o maxixe, a polca e a marcha, e é caracterizado por sua velocidade e energia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Frevo, sua história, características e importância cultural. Utilizando a metodologia ativa Design Thinking, os estudantes irão criar um mapa de empatia para entender melhor as emoções e percepções relacionadas ao Frevo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, contextualizando o Frevo e sua importância cultural. Mostre vídeos e imagens para ilustrar o ritmo e a dança.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Oriente os alunos na criação de um mapa de empatia sobre o Frevo, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os estudantes possam entender melhor as emoções e percepções relacionadas ao Frevo.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia, compartilhando suas percepções e emoções relacionadas ao frevo.

  4. Etapa 4 - Análise das características do frevo

    Apresente as características do Frevo, como a velocidade, a energia, os passos e a música. Mostre vídeos e imagens para ilustrar as características.

  5. Etapa 5 - Criação de uma coreografia

    Os alunos irão criar uma coreografia de frevo em grupo, utilizando as características aprendidas na etapa anterior. O objetivo é que os estudantes possam aplicar na prática o que foi aprendido sobre o frevo. Auxilie-os nesse processo.

    Apresentação das coreografias

    Os grupos irão apresentar suas coreografias para a turma, compartilhando o que aprenderam sobre o frevo.


  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula, incentivando os alunos a compartilharem suas percepções e emoções relacionadas ao frevo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
  • Promover o respeito e a valorização da cultura popular brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Criação de uma coreografia de frevo que utilize as características aprendidas na aula.
  • Apresentação da coreografia com energia e entusiasmo.
  • Reflexão final sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante a criação da coreografia.
  • Conduzir a reflexão final de forma aprofundada e significativa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Colaborar com os colegas na criação da coreografia.
  • Apresentar a coreografia com energia e entusiasmo.
  • Refletir sobre o aprendido na aula e compartilhar suas percepções e emoções relacionadas ao frevo.