Aula sobre Frevo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Frevo é um ritmo musical e uma dança típica do Carnaval de Recife e Olinda, em Pernambuco. Ele nasceu no final do século XIX e tem influências de vários ritmos, como a marcha, o maxixe e o lundu. O Frevo é uma expressão cultural muito importante para a região nordeste do Brasil e é um patrimônio imaterial do país. Nesta aula, os alunos irão conhecer mais sobre o Frevo e sua história, além de desenvolverem a habilidade de explorar e analisar fontes sonoras.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema Frevo aos alunos, contextualizando sua origem e importância cultural. Em seguida, explique a metodologia _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC) e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do template de avaliação

    Oriente os alunos na criação de um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Divida os alunos em grupos e peça que pesquisem sobre a história do Frevo, seus principais instrumentos musicais e características da dança. Eles deverão utilizar fontes sonoras, como músicas e vídeos, para enriquecer a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas e debater sobre o que foi apresentado. Os alunos devem se basear no template de avaliação criado anteriormente para avaliar a apresentação dos colegas.

  5. Etapa 5 - Produção musical

    Os alunos irão produzir uma música utilizando elementos do Frevo, como os instrumentos musicais típicos e o ritmo acelerado. Eles deverão utilizar os conhecimentos adquiridos na pesquisa e no debate crítico para criar a música. Auxilie-os nesse processo.

  6. Etapa 6 - Apresentação musical

    Cada grupo irá apresentar a música criada e os alunos deverão avaliar a apresentação dos colegas utilizando o template de avaliação.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a aula, incentivando os alunos a compartilharem suas opiniões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explorar e analisar fontes sonoras.
  • Estimular a pesquisa em grupo e o trabalho colaborativo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliar e argumentar criticamente.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos critérios estabelecidos no template de avaliação.
  • Qualidade da pesquisa realizada em grupo.
  • Participação ativa no debate crítico.
  • Qualidade da música produzida.
  • Qualidade da apresentação musical.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia.
  • Orientar a criação do template de avaliação.
  • Estimular a pesquisa em grupo e o trabalho colaborativo.
  • Conduzir o debate crítico e a produção musical.
  • Conduzir a reflexão final.

Ações do aluno

  • Criar o template de avaliação por rúbrica.
  • Realizar a pesquisa em grupo.
  • Participar ativamente do debate crítico.
  • Produzir uma música utilizando elementos do Frevo.
  • Apresentar a música criada e avaliar a apresentação dos colegas.