Aula sobre Frevo
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Frevo é um ritmo musical e uma dança típica do Carnaval de Recife e Olinda, em Pernambuco. Ele nasceu no final do século XIX e tem influências de vários ritmos, como a marcha, o maxixe e o lundu. O Frevo é uma expressão cultural muito importante para a região nordeste do Brasil e é um patrimônio imaterial do país. Nesta aula, os alunos irão conhecer mais sobre o Frevo e sua história, além de desenvolverem a habilidade de explorar e analisar fontes sonoras.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema Frevo aos alunos, contextualizando sua origem e importância cultural. Em seguida, explique a metodologia _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC) e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Criação do template de avaliação
Oriente os alunos na criação de um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Divida os alunos em grupos e peça que pesquisem sobre a história do Frevo, seus principais instrumentos musicais e características da dança. Eles deverão utilizar fontes sonoras, como músicas e vídeos, para enriquecer a pesquisa.Etapa 4 - Debate crítico
Cada grupo irá apresentar suas pesquisas e debater sobre o que foi apresentado. Os alunos devem se basear no template de avaliação criado anteriormente para avaliar a apresentação dos colegas.Etapa 5 - Produção musical
Os alunos irão produzir uma música utilizando elementos do Frevo, como os instrumentos musicais típicos e o ritmo acelerado. Eles deverão utilizar os conhecimentos adquiridos na pesquisa e no debate crítico para criar a música. Auxilie-os nesse processo.Etapa 6 - Apresentação musical
Cada grupo irá apresentar a música criada e os alunos deverão avaliar a apresentação dos colegas utilizando o template de avaliação.Etapa 7 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final sobre a aula, incentivando os alunos a compartilharem suas opiniões e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de explorar e analisar fontes sonoras.
- Estimular a pesquisa em grupo e o trabalho colaborativo.
- Desenvolver a capacidade de avaliar e argumentar criticamente.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos critérios estabelecidos no template de avaliação.
- Qualidade da pesquisa realizada em grupo.
- Participação ativa no debate crítico.
- Qualidade da música produzida.
- Qualidade da apresentação musical.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia.
- Orientar a criação do template de avaliação.
- Estimular a pesquisa em grupo e o trabalho colaborativo.
- Conduzir o debate crítico e a produção musical.
- Conduzir a reflexão final.
Ações do aluno
- Criar o template de avaliação por rúbrica.
- Realizar a pesquisa em grupo.
- Participar ativamente do debate crítico.
- Produzir uma música utilizando elementos do Frevo.
- Apresentar a música criada e avaliar a apresentação dos colegas.