Aula sobre Frevo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Frevo é um ritmo musical e uma dança típica do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. Ele surgiu no final do século XIX e é uma mistura de vários ritmos, como a marcha, o maxixe e a polca. O Frevo é uma manifestação cultural muito importante para a cultura brasileira e é muito presente no Carnaval. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história do Frevo, suas características musicais e coreográficas, e irão criar uma coreografia utilizando elementos do Frevo. A metodologia utilizada será a _Rotação por estações_, na qual os alunos irão passar por três estações diferentes, cada uma com uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do Frevo e sua importância cultural. Toque algumas músicas de Frevo e mostre alguns vídeos de apresentações de Frevo no Carnaval.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - História do Frevo

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a história do Frevo e suas origens. Eles irão utilizar materiais impressos e digitais para realizar a pesquisa. Ao final, eles irão apresentar para os colegas o que descobriram.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Características musicais do Frevo

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre as características musicais do Frevo, como o andamento acelerado, a presença de metais e percussão, e a utilização de improvisos. Eles irão ouvir algumas músicas de Frevo e tentar identificar essas características.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Criação de uma coreografia de Frevo

    Nesta estação, os alunos irão criar uma coreografia de Frevo utilizando elementos do ritmo e da dança. Eles irão trabalhar em grupos e terão acesso a materiais como lenços e chapéus para utilizar na coreografia. Ao final, cada grupo irá apresentar sua coreografia para os colegas.

  5. Etapa 5 - Apresentação das coreografias

    Os grupos irão apresentar suas coreografias para a turma. Avalie a criatividade e a utilização dos elementos do Frevo na coreografia.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade

    Conduza uma reflexão sobre a atividade, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre o Frevo e como foi a experiência de criar uma coreografia utilizando elementos do ritmo e da dança.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância do Frevo para a cultura brasileira e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos através da criação de uma coreografia de Frevo.
  • Promover a pesquisa e a reflexão sobre a história e as características musicais do Frevo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Utilização dos elementos do Frevo na criação da coreografia.
  • Criatividade na criação da coreografia.
  • Cooperação e trabalho em equipe.
  • Reflexão sobre a atividade realizada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e sua importância cultural.
  • Conduzir as estações e orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Avaliar a criatividade e a utilização dos elementos do Frevo nas coreografias.
  • Conduzir a reflexão sobre a atividade realizada.
  • Encerrar a aula reforçando a importância do Frevo para a cultura brasileira.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa sobre a história do Frevo.
  • Identificar as características musicais do Frevo.
  • Criar uma coreografia de Frevo utilizando elementos do ritmo e da dança.
  • Apresentar a coreografia para os colegas e participar da reflexão sobre a atividade realizada.