Aula sobre Frevo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Frevo é um ritmo musical e uma dança típica de Pernambuco, que surgiu no final do século XIX. Ele é conhecido por ser um ritmo muito animado e contagiante, que mistura elementos de marcha, maxixe e capoeira. O Frevo é uma das principais manifestações culturais do estado de Pernambuco e é muito presente no Carnaval. Nesta aula, os alunos serão convidados a conhecer mais sobre o Frevo e a criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema Frevo para a turma, mostrando alguns vídeos de apresentações de Frevo no Carnaval de Pernambuco. Em seguida, explique como será a metodologia utilizada na aula, a _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, e como os alunos deverão criar o mapa conceitual.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Peça que os alunos pesquisem sobre o Frevo em casa, utilizando a internet ou outros recursos disponíveis. Eles deverão buscar informações sobre a história do Frevo, suas características musicais e coreográficas, além de exemplos de músicas e danças de Frevo.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Na sala de aula, oriente os alunos na criação de um mapa conceitual sobre o Frevo. Eles deverão escolher uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deverá ser criado em grupos de alunos, utilizando papel e canetas coloridas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias escolhidas. Os alunos deverão explicar como chegaram a essas ideias e quais foram as fontes de pesquisa utilizadas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma deverá discutir em grupo sobre as ideias apresentadas pelos colegas. Os alunos deverão apontar semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais e debater sobre as informações apresentadas. Incentive a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Para finalizar a aula, proponha uma atividade prática em que os alunos deverão criar uma pequena coreografia de Frevo em grupo. Eles poderão utilizar as informações pesquisadas e apresentadas nos mapas conceituais para criar a coreografia.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na pesquisa, na criação do mapa conceitual, nas apresentações e na atividade prática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de organizar informações e criar um mapa conceitual.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Qualidade da coreografia criada em grupo.
  • Participação geral nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema Frevo e explicar a metodologia utilizada na aula.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
  • Propor uma atividade prática para fixação do conteúdo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o Frevo em casa.
  • Criar o mapa conceitual em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Criar uma coreografia de Frevo em grupo.