Aula sobre Funcao Do Primeiro Grau Funcao Afim

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A função do primeiro grau, também conhecida como função afim, é uma das mais importantes da Matemática. Ela é utilizada em diversas áreas, como na economia, na física e na engenharia. Por exemplo, em uma empresa, a função do primeiro grau pode ser usada para calcular o lucro em função do número de produtos vendidos. Nesta aula, os alunos aprenderão a associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano, utilizando a metodologia ativa Design Sprint. Eles criarão um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e sua importância, mostrando exemplos práticos de como a função do primeiro grau é utilizada no cotidiano. Em seguida, explique como a metodologia Design Sprint será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem ser divididos em grupos para pesquisar sobre a função do primeiro grau, suas características e como ela é representada graficamente. Eles devem registrar suas descobertas em um quadro ou papel pardo.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deve criar um esboço de como eles imaginam que a função do primeiro grau é representada graficamente. Eles podem utilizar lápis, papel e régua para desenhar a reta no plano cartesiano.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos devem apresentar seus esboços e discutir em conjunto qual é a melhor forma de representar a função do primeiro grau graficamente. Eles devem chegar a um consenso e registrar a decisão em um papel.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo deve criar um protótipo da representação gráfica da função do primeiro grau utilizando materiais como papel, lápis, régua e tesoura. Eles devem apresentar seus protótipos para a turma.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos devem testar suas representações gráficas da função do primeiro grau, comparando-as com as representações dos outros grupos. Eles devem discutir as diferenças e semelhanças entre as representações e registrar suas conclusões. Avalie conforme os critérios de avaliação.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de protótipos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Criatividade e originalidade na criação dos protótipos.
  • Coerência e clareza na apresentação dos esboços e protótipos.
  • Capacidade de análise e comparação das representações gráficas da função do primeiro grau.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e sua importância.
  • Explicar a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos durante todas as etapas da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer um resumo da aula e incentivar os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre a função do primeiro grau.
  • Criar esboços e protótipos da representação gráfica da função do primeiro grau.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Apresentar seus esboços e protótipos para a turma.
  • Analisar e comparar as representações gráficas da função do primeiro grau.