Aula sobre Funcao Do Primeiro Grau Funcao Afim
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A função do primeiro grau, também conhecida como função afim, é uma das mais importantes da Matemática. Ela é utilizada em diversas áreas, como na economia, na física e na engenharia. É importante que os alunos compreendam como essa função é representada graficamente e como ela pode ser aplicada em situações cotidianas, como no cálculo de preços de produtos e serviços. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia Design Thinking para criar um mapa de empatia e, a partir dele, desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da função do primeiro grau. Em seguida, peça aos alunos para criarem um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos devem criar o mapa de empatia em grupos, discutindo e compartilhando suas ideias sobre o tema.Etapa 3 - Identificação dos ganhos e dores
Os alunos devem identificar os ganhos e dores relacionados ao tema, a partir do mapa de empatia criado.Etapa 4 - Representação gráfica da função do primeiro grau
Explique como a função do primeiro grau é representada graficamente e como é possível identificar a inclinação da reta a partir da equação da função. Em seguida, os alunos devem criar gráficos de funções do primeiro grau em grupos.Etapa 5 - Aplicação da função do primeiro grau em situações cotidianas
Os alunos devem aplicar a função do primeiro grau em situações cotidianas, como no cálculo de preços de produtos e serviços. Avalie os alunos conforme os critérios de avaliação.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos devem discutir as aplicações da função do primeiro grau em situações cotidianas e compartilhar suas ideias com a turma.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da função do primeiro grau.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia Design Thinking.
- Aplicar a Matemática em situações cotidianas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
- Habilidade dos alunos em criar gráficos de funções do primeiro grau.
- Capacidade dos alunos em aplicar a função do primeiro grau em situações cotidianas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da função do primeiro grau.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Explicar como a função do primeiro grau é representada graficamente e como é possível identificar a inclinação da reta a partir da equação da função.
- Estimular a discussão em grupo e a aplicação da função do primeiro grau em situações cotidianas.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância da função do primeiro grau.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia em grupo.
- Identificar os ganhos e dores relacionados ao tema.
- Criar gráficos de funções do primeiro grau em grupo.
- Aplicar a função do primeiro grau em situações cotidianas.
- Participar ativamente da discussão em grupo.